Muitos profissionais não dão a devida importância ao desenvolvimento contínuo de competências. E com isso, acabam ficando estagnados em suas carreiras.
Para evitar que você cometa esse tipo de erro em sua jornada, nós trouxemos alguns apontamentos sobre a importância do desenvolvimento contínuo de suas competências.
De modo que, possa ter a sua carreira beneficiada por bons hábitos que farão toda a diferença para sua jornada profissional.
Desenvolvimento contínuo de competências: soft e hard skills
Um ponto de grande relevância que todo profissional precisa considerar é que o desenvolvimento contínuo de competências não se limita aos conhecimentos técnicos.
É um erro extremamente comum acreditar que somente as habilidades técnicas precisam ser desenvolvidas.
Quando na verdade, os profissionais que mais se destacam são aqueles que se desenvolvem por completo e estão sempre investindo na própria carreira.
Uma vez que, eles conseguem ter equilíbrio entre as hard e soft skills. Aspecto que faz toda a diferença para que a pessoa consiga usar suas habilidades técnicas para desempenhar seu papel com eficiência na empresa. Afinal, ao mesmo tempo o profissional acumula conhecimento suficiente para ter boas relações com os colegas.
Portanto, a nossa primeira dica é justamente procurar ter equilíbrio em seu desenvolvimento de competências. De modo que, tenha competências técnicas e também emocionais, que fazem a diferença para se relacionar com os colegas e ter um bom resultado no convívio com os colegas.
Qual a importância do desenvolvimento contínuo de competências?
No universo corporativo cada vez mais dinâmico e competitivo, é natural que os indivíduos que desejam ter sucesso em suas carreiras se dediquem para que possam se desenvolver continuamente e consigam ter as competências necessárias para se destacarem em suas carreiras. Nós trouxemos alguns pontos de reflexão sobre a importância do desenvolvimento contínuo, confira:
1. Adaptação às mudanças tecnológicas
Todos os mercados foram diretamente impactados pelas recentes mudanças tecnológicas. Afinal, a tecnologia avança a largos passos e muda o comportamento dos clientes.
O que faz com que as empresas precisem se adaptar e consequentemente os colaboradores também. Portanto, aqueles que estão em desenvolvimento contínuo de suas competências conseguem permanecer atualizados e apresentam vantagem competitiva.
Aspecto que faz toda a diferença para que possam se manter empregados em momentos de transformação e crises.
Afinal, são profissionais que dominam as novas ferramentas e estão realmente preparados para atuarem com eficiência.
2. Aumento da competitividade no mercado
Um profissional que está constantemente em busca de melhorar suas habilidades alcança a diferenciação.
Uma vez que, o investimento em desenvolvimento contínuo contribui para que a pessoa adquira múltiplas habilidades que são essenciais para sua atuação no mercado.
Ter uma base sólida de competências e habilidades avançadas pode abrir portas para novas oportunidades e promoções, além de proporcionar uma vantagem sobre colegas que não investem em seu aprimoramento.
O que é importante não apenas para atuar na empresa em que já está, como também, para que consiga ter bons resultados caso esteja em busca de novas oportunidades de emprego.
3. Senso de realização
Um profissional que está em desenvolvimento contínuo de competências percebe a si mesmo como alguém capacitado e diferenciado.
Afinal, a busca por aprimoramento permite alcançar novos marcos em sua carreira. Além disso, estar bem preparado faz toda a diferença para que possa ter a capacidade de enfrentar desafios ao longo de sua jornada profissional.
Alcançar novos marcos é importante para aumentar a autoconfiança e a satisfação pessoal, aspecto que faz toda a diferença para que o profissional se sinta bem com sua performance.
Uma vez que, ter senso sobre a sua performance faz toda a diferença para que você possa ter um bom resultado confiando em si mesmo.
Muitos profissionais que são inseguros e que não possuem a autoconfiança necessária para se posicionarem em reuniões, por exemplo. E isso pode ser transformado quando a pessoa desenvolve novas habilidades que garantem a sensação de autoconfiança.
4. Aumento da eficiência e produtividade
A melhora da eficiência é importante para todos os profissionais. Afinal, as empresas precisam de profissionais que tenham uma excelente eficiência e produtividade o ano inteiro, para que possam entregar os projetos.
Os conhecimentos atualizados são de grande importância em empresas e dependem diretamente da aquisição de novas habilidades dos colaboradores.
Equipes eficientes e produtivas são capazes de potencializar os resultados da empresa. E é por isso que os profissionais que buscam melhorar continuamente conseguem evitar, por exemplo, que sejam cortados do quadro quando há uma crise.
Afinal, são pessoas vistas como eficientes, demonstram a habilidade de entrega que é exigida pela empresa. Com o aprimoramento de seus conhecimentos, os profissionais conseguem reduzir o tempo que dedicam para as tarefas.
É comum, por exemplo, que aprendam a automatizar processos e consigam minimizar erros. Contribuindo para que a performance seja realmente diferenciada.
5. Fomento à inovação
A busca por conhecimento e novas habilidades permite ao profissional que ele se torne mais criativo e inovador. E isso realmente faz toda a diferença em qualquer área de atuação.
Uma vez que, novos conhecimentos ajudam a pessoa a ter uma percepção única sobre como lidar com as demandas de seu dia a dia. E isso faz toda a diferença para que possa ter uma abordagem diferenciada, benéfica para a empresa e que gera bons resultados.
Quando um profissional atua com base nos conhecimentos acumulados ao longo de anos e também em novas tecnologias e tendências, é natural que sua evolução agregue valor ao cotidiano do negócio.
6. Preparação para mudanças
As carreiras estão em constante evolução. Mesmo quem ama o que faz precisa entender que o mercado é um organismo vivo que se adapta para atender cada cliente.
E é por isso mesmo que o desenvolvimento contínuo de competências é tão importante. Uma vez que, ele prepara o profissional para atuar conforme as demandas do mercado evoluem. Aspecto que faz com que se possa ter uma base diversificada de habilidades, que proporciona ao profissional a possibilidade de fazer a transição para novas áreas dentro da própria carreira.
Dessa forma, o profissional consegue aproveitar as transições com mais suavidade, evitando que tenha dificuldade de lidar com mudanças.
7. Maior resiliência em tempos de crise
Por ser um profissional que evoluiu ao longo da carreira, em tempos de mudanças e crise, o conhecimento robusto e habilidades ajudam a manter bons resultados.
Uma vez que, é possível evitar ser o primeiro na lista de cortes da equipe. Assim como, o profissional consegue se adaptar rapidamente para que possa adquirir as novas habilidades exigidas e com isso, se manter em sua posição.
Quando se tem um bom colaborador, que realmente veste a camisa, se adapta e dá o melhor de si, é natural que esse profissional não seja descartado por qualquer crise. Afinal, ele acaba sendo valioso para a empresa, mesmo que tenha um salário alto.
Como conquistar o desenvolvimento contínuo de competências?
Por meio da dedicação contínua na busca de aperfeiçoamento. Seja de conhecimento técnico investindo em formações como graduação, especialização e afins.
Ou seja, no desenvolvimento de habilidades interpessoais, aproveitando o feedback de colegas para implementar melhorias. A leitura contínua de assuntos relacionados a sua carreira, atuação e preferências é importante justamente para que possa se tornar um profissional diferente dos demais.
Aproveitando todo o conhecimento acumulado para que possa se destacar em sua carreira ao longo dos anos.