Incorporar técnicas de relaxamento na rotina muitas vezes é um autocuidado negligenciado. Afinal, as pessoas não enxergam a importância de relaxar e aproveitar mais qualidade de vida.
Por isso mesmo, acabam adoecendo devido aos altos níveis de estresse ao qual estão expostos todos os dias.
Para evitar esse tipo de problema em sua rotina, nós trouxemos algumas dicas para que consiga incorporar técnicas de relaxamento em sua rotina. De modo que, possa alcançar mais qualidade de vida a partir de mudanças que são relativamente simples de aplicar.
Qual a importância de relaxar a mente e o corpo?
O relaxamento do corpo induz uma boa qualidade do sono, contribuindo para que você acorde renovado no dia seguinte.
Por isso, quem sofre de insônia pode melhorar significativamente o quadro ao adotar como hábito a prática de comportamentos que ajudam a relaxar.
Não obstante, aqueles que são ansiosos conseguem se beneficiar de forma muito expressiva ao relaxar a mente. Na correria do dia a dia, é normal sentir-se pressionado, cansado mentalmente e ansioso.
Para que esse panorama desfavorável melhore, é importante ter o cuidado de adotar hábitos que realmente auxiliem a relaxar. Dessa forma, é viável garantir que tenha um cotidiano mais agradável e saudável.
Técnicas de relaxamento para incorporar em sua rotina
Existem várias técnicas que auxiliam no relaxamento físico e mental, que podem ser incorporadas em sua rotina e demandam apenas alguns minutos. Nós trouxemos algumas dicas para que conheça, confira a seguir:
1. Respiração profunda
Prático de inserir no dia a dia, a respiração profunda é uma técnica que te ajuda a oxigenar o cérebro.
Dessa forma, você melhora a clareza mental e a capacidade de se concentrar, contribuindo para que consiga lidar com momentos de tensão.
Portanto, é interessante adotar a técnica como parte de sua rotina, para que possa relaxar em seu cotidiano e consiga lidar melhor com momentos de tensão no trabalho.
A técnica é simples, é necessário fechar os olhos, inspirar profundamente e contar até 4 enquanto enche os pulmões de ar. Segure a respiração por alguns segundos contando até dois e expire lentamente contando até 6 enquanto solta o ar.
Repita esse ciclo entre 5 e 10 vezes, para que você sinta que a sua mente e corpo estão mais relaxados. A prática regular é útil para que você consiga lidar melhor com o estresse e ansiedade.
2. Meditação
Em um lugar tranquilo, onde você não será interrompido, a prática de meditação te ajudará a garantir relaxamento físico e mental.
Você pode se sentar em uma cadeira ou até mesmo deitar em algum local que fique confortável. Comece a prestar atenção ao inspirar e expirar, sentindo o ar entrando nos pulmões. Comece a prestar atenção em sua mente que naturalmente irá divagar.
Ao se desconcentrar da respiração, volte a prestar atenção ao processo de inspirar e expirar tranquilamente. Uma sessão inicial de 5 a 10 minutos é suficiente para ajudar a relaxar. Se você criar o hábito de meditar todas as noites perceberá ganho de qualidade em sua rotina de sono.
Além disso, poderá aproveitar para ampliar o tempo dedicado à meditação, para que possa ter uma rotina relaxante que te ajuda a ter qualidade de vida.
3. Prática de atividade física
A prática de atividade física regular é de grande importância para a qualidade de vida e relaxamento físico e mental.
É importante, no entanto, ter o cuidado de não praticar atividade física associado à cafeína ou uso de estimulantes físicos no período da noite.
Afinal, é necessário evitar o excesso de estímulo durante a noite para que possa dormir bem e relaxar conforme o esperado.
Muitas pessoas odeiam fazer musculação, mas podem optar por aulas coletivas como dança, spinning ou qualquer outra atividade que gostam de fazer.
Seja no horário do almoço, assim que acordar ou ao final do dia, é possível praticar atividade física com o intuito de relaxar, melhorando sua qualidade de vida.
Ao se exercitar é possível melhorar uma série de indicadores de saúde, impactando sua qualidade de vida e bem-estar.
Uma vez que, é possível controlar seu peso, impactar na sua saúde física e mental e ter um hábito que é extremamente saudável para sua rotina.
4. Alongamentos
Aproveite para efetuar alongamentos, com o intuito de garantir que possa relaxar o corpo antes de dormir.
Existem vários alongamentos que são simples e você pode fazer em casa, alongando braços, pernas e pescoço.
Dessa forma, a tensão que se acumula nos músculos ao longo do dia é reduzida, contribuindo para que não sinta dores no corpo.
Além disso, o alongamento antes de dormir ajuda como parte de sua rotina de sono, contribuindo para que você possa dormir melhor.
5. Se desconecte
Quem busca melhorar a própria saúde mental e relaxar deve adotar como cuidado a desconexão das redes sociais poucas horas antes de dormir.
Evite telas que possam te manter acordado por mais tempo que o ideal. Seja a televisão, smartphone ou qualquer outro equipamento que emite luz.
Além disso, aproveite para trocar a lâmpada de seu quarto para luz amarela, que proporciona um ambiente muito mais relaxante no período da noite.
No mais, prefira ler um livro ao invés de ficar conectado nas redes sociais. A leitura ajuda a relaxar o corpo e a mente, contribuindo para que você desacelere o seu ritmo pouco tempo antes de dormir.
6. Estabeleça uma rotina de autocuidado
Toda pessoa deveria ter uma rotina diária que seja prazerosa de autocuidado. Seja fazer automassagem, aplicar cremes, cuidar de sua pele, fazer uma leitura prazerosa, é importante estabelecer atividades que te ajudam a relaxar e que trazem satisfação.
É muito comum por causa da correria, que as pessoas deixem de investir tempo em cuidar delas mesmas. Todavia, são apenas alguns minutos do dia dedicados ao autocuidado e que fazem intensa diferença.
Ter aquele instante para tocar a própria pele aplicando um creme, relaxar tomando um banho longo, ler um livro e aprender algo novo faz a diferença na saúde física e mental.
O que faz com que valha a pena dedicar esse tempo, para que possa melhorar a sua performance e a sua qualidade de vida ao mesmo tempo.
Em menos de uma hora que seria dedicada a ficar online vendo conteúdo irrelevante, você consegue estabelecer uma rotina de autocuidado. Portanto, vale a pena fazer a troca, considerando o que você almeja incluir em sua rotina de autocuidado. Afinal, é importante estabelecer a rotina com base em suas preferências.
7. Tomar banho quente e longo
Outra maneira de relaxar é justamente tomar um banho morno e longo, aproveitando para vivenciar o momento.
Para que o banho se torne ainda mais relaxante, é possível usar luz de velas ou apagar a luz do ambiente, desde que seja seguro.
Dessa forma, os aromas dos produtos utilizados por você e o próprio som da água e massagem da pele enquanto aplica os produtos ocasiona o relaxamento que você almeja.
Aspecto que faz toda a diferença para que um banho deixe de ser um momento simples e se converta em um momento de autocuidado, relaxamento e preparo para dormir melhor.
Aproveite as dicas, incorporando técnicas simples de relaxamento para que sua rotina seja mais prazerosa e saudável.
Veja mais conteúdos de valor em www.valorqueconta.com