É sabido que a zona de conforto pode parecer muito conveniente, atraente e seguro a todos nós, mas que é também uma verdadeira cilada para o nosso crescimento.
De acordo com a psicologia, a zona de conforto pode ser definida como sendo um conjunto de atividades e/ou comportamentos desenvolvidos acostumadamente pelo indivíduo.
Tais comportamentos não causam medo, riscos ou qualquer desconforto. Muito pelo contrário! Sem a necessidade de gastar muita energia, eles nos passam a sensação de familiaridade, previsibilidade e segurança. Com isso, passamos a operar dentro de um padrão de constância, mediocridade e totalmente em direção contrária ao nosso crescimento.
Além disso, quando estamos na zona de conforto, temos a tendência de não abrir mão de nossos ciclos improdutivos, em ter medo de abraçar novos desafios, que requeiram dispêndio de mais energia, disciplina, determinação, enfim de operar com uma frequência fora da zona da inércia.
Estudos confirmam ainda que indivíduos mais bem-sucedidos frequentemente desenvolvem ações, pensamentos e comportamentos fora da zona de conforto. Ou seja, estão sempre dispostos e comprometidos a se lançarem a novos desafios, ao desconhecido e, consequentemente, ao desconforto benéfico ao seu crescimento contínuo.
Portanto, é muito importante sempre identificarmos se estamos na zona de conforto e o que fazer para sairmos dela em favor do nosso próprio crescimento e sucesso.
Uma vez que descobri isso, procuro com frequência avaliar o estado de zona em que me encontro em diferentes áreas de minha vida, a fim de não me deixar cair nesta “ilusão” de falsa segurança criada a partir da zona de conforto e assim comprometer o meu progresso e prosperidade.
Neste sentido, quero compartilhar com você alguns passos simples para sair da sua zona de conforto e buscar o crescimento em alguma das áreas de sua vida. Afinal, quando você foca em crescer saindo da zona de conforto você passa a ter resultados incríveis em sua vida. Confira todos eles e comece um movimento saudável de saída de sua zona de conforto para ter uma vida de crescimento e prosperidade.
7 Pequenos passos para sair da zona de conforto
Nós listamos 7 passos que vão transformar a sua vida te ajudando a sair da zona de conforto de uma vez por todas, confira quais são eles:
1. Reconheça que está na sua zona de conforto e permita-se sair dela
Pode parecer simples, mas não é! Reconhecer que está acomodado e que precisa fazer uma mudança em sua vida é algo importante e um passo que muitas vezes é delicado.
Por isso mesmo, reconheça, mas também se permita sair da zona de conforto. É importante começar e fazê-lo com consciência, entendendo em qual área de sua vida você se acomodou e o que precisa fazer para mudar.
Se você está pensando “me acomodei em tudo” respire fundo e escolha uma área que tenha muito mais sede de mudança.
Dessa forma, você vai conseguir começar o processo. Afinal, é difícil sair de uma posição de vida acomodada e confortável para uma grande mudança.
Por isso, comece uma área por vez e não espere a vida fazer isso por você de forma forçada, por vezes por meio de “chamados” ou experiências delicadas ou ainda traumáticas.
2. Desafie-se e foque em alcançar os seus objetivos
Avalie tudo que está te impedindo de alcançar as mudanças que deseja! Por exemplo: Qual são os seus maiores sonhos? O que te impede de alcança-los? Qual sonho você gostaria de focar?
O que está causando insatisfação com a sua vida hoje? Anote e você terá mais clareza sobre o que precisa fazer para começar a mudança.
Sabendo desses pontos você começa a ter um direcionamento a resolver o problema. Desafie-se, planeje-se e defina metas para que saiba exatamente o que fazer a cada dia para alcançar o resultado pretendido. Assim você começará a construir um caminho favorável, aumentando a sua autoconfiança bem como se adequando ao certo ambiente de desconforto e crescimento gradativo.
3. Faça com medo mesmo
Muitas pessoas não conseguem sair da própria zona de conforto por medo ao risco, seja ele medo de fracassar, meda de perca, medo de rejeição, etc. É perfeitamente compreensível sentir um medo paralisante de que tudo dê errado ou algo seja muito ruim.
No entanto, quando você cumpre o planejamento das metas, é perfeitamente natural que tudo simplesmente dê certo.
Por isso mesmo, tenha o cuidado de não permitir que o medo te paralise, te impeça de alcançar seus resultados.
Vá com medo mesmo! Todos sentimos medo e está tudo bem. Entretanto, procure ter e focar na sua coragem em superá-lo. Você vai se sentir muito bem por conseguir superar o medo e conquistar os resultados que sempre quis.
Afinal, toda pessoa que se supera chega muito mais perto de alcançar seus sonhos e resultados desejados. Por isso, vale muito a pena se dedicar e trabalhar para que consiga sair da sua zona de conforto.
Saiba que, absolutamente nada será pior que manter-se na zona de conforto vivendo uma vida que te faz infeliz. Entenda que, o desconforto de fazer algo diferente e desconhecido, não será maior do que o desconforto ou mesmo da “dor” do possível arrependimento.
4. Desenvolva novas habilidades
Suponha que você definiu que sua meta é sair de um salário de R$3’000 para um salário de R$5’000. Para isso, é preciso sair da sua zona de conforto e se dedicar.
O que você pode fazer hoje que vai garantir esse aumento de salário expressivo? Seja um curso de inglês, uma pós-graduação, uma mudança no seu comportamento dentro da empresa, qualquer postura a ser tomada precisa ser analisada e posteriormente implementada.
Observe quais são as áreas da empresa que podem crescer para que você se prepare e ocupe um desses cargos. Quem não arrisca não petisca! E quem está preparado tem muito mais chances de conquistar o que deseja. Por isso, sair da sua zona de conforto requer que você realmente desenvolva novas habilidades para alcançar os seus objetivos.
5. Simplesmente comece
Agora que você já sabe que é necessário focar em uma área da vida, que você deve planejar e executar mesmo que tenha medo e que precisa de uma habilidade para tal, comece!
Muitas pessoas travam após descobrir que vão precisar desenvolver novos conhecimentos ou que precisam se dedicar com afinco.
Esse “travamento” é extremamente prejudicial e faz com que seja praticamente impossível conquistar resultados.
Por isso mesmo, é necessário ter o cuidado de não se permitir paralisar. Caso contrário, você vai se acomodar no curso novo e não vai conseguir transformar esse progresso no resultado pretendido.
Que tal então iniciar agora mesmo algo novo? Que tal tirar da gaveta aquela ideia esquecida e começar a colocá-la em prática?
Sou se o seu objetivo é ocupar um novo cargo na empresa, chame seu chefe para conversar. Informe que percebeu uma oportunidade e já está se qualificando para ocupar o cargo. Comece o quanto antes a se movimentar em direção ao seu objetivo ou você cairá na cilada de entrar em outra zona de conforto.
6. Esteja aberto ao novo
Sair da zona de conforto é um processo lento e que requer dedicação diária para não procrastinar.
Um truque para continuar nesse movimento é experimentar algo novo todos os dias. De modo que, você possa ter novos estímulos, mesmo que sejam simples.
Faça uma viagem para um lugar nunca visitado por você, ouça um gênero musical novo, faça um caminho diferente para o trabalho. Essas pequenas ações possuem impacto significativo na sua rotina e vão estimular sua mente a perceber a vida de forma diferente.
7. Se afaste do que drena a sua energia
Seja seu tempo excessivo nas redes sociais, aquela pessoa que sempre fala que tudo vai dar errado ou um ambiente específico, se afaste!
É fundamental sair de perto daquilo que drena a sua energia. Tendo em vista que, você terá mais tempo livre e disposição para fazer o que vai realmente agregar em sua vida e te ajudar a ser mais feliz. Evite perder tempo todos os dias com pessoas, ambientes e situações que não agregam em sua qualidade de vida ou bem-estar.
Faça da mudança um ciclo
Agora que você já sabe como sair da sua zona de conforto, faça da mudança um ciclo! Toda pessoa pode ter resultados diferentes e cada vez melhores.
Uma vez que, basta se concentrar em repetir o processo para cada objetivo de sua vida. Dessa forma, você nunca ficará acomodado na sua zona de conforto.
É fato que nesse processo de mudança, erros, fracassos, desapontamentos irão acontecer, mas isso é algo que fazer parte do processo de aprendizagem e crescimento. O importante é que não podemos deixa-los nos paralisar. Portanto, seja flexível, não se acomode e proponhe-se a arriscar de forma inteligente.
Isso vai fazer toda a diferença em sua vida. Afinal, quem não se acomoda está sempre em busca do melhor e conquistando novos espaços e resultados.
Uma vez que conquistou uma vitória e realmente alcançou sua meta, não se sinta vazio! É hora de curtir um pouco a sensação de vitória e na sequência, se concentrar em buscar um novo resultado mais ousado ou em outra área de sua vida.
Afinal, quando existe um ciclo positivo de mudança para melhor, é natural que seus objetivos sejam alcançados em todas as áreas de sua vida. Uma vez que, só depende de você e de seus esforços inteligentes para chegar lá. E então, gostou deste texto? Ele foi útil pra você? Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhá-lo com amigos e familiares!