7 Erros Financeiros Que Estão Sabotando Seu Sucesso

Sabia que existem alguns erros financeiros que estão sabotando o seu sucesso sem que você perceba? A maior parte das pessoas cometem erros diariamente e não se dão conta.

Uma vez que, estão habituadas a perpetuar determinados comportamentos que acabam sabotando o alcance da própria liberdade financeira.

Por isso mesmo, nós trouxemos mais informações sobre quais são os principais erros financeiros que você pode estar cometendo sem perceber.

Observe sua vida para evitar erros financeiros que sabotam seu sucesso

Os erros financeiros são muito comuns na rotina de absolutamente todas as pessoas. E eles podem trazer prejuízos irreversíveis.

Por isso, nós listamos alguns dos principais erros que as pessoas cometem quando estão buscando construir o próprio sucesso, mas não percebem que estão se equivocando. Entenda mais detalhes a seguir:

1.    Não ter um orçamento claro

A maior parte das pessoas não têm clareza sobre quanto ganham, como gastam o dinheiro e quais são seus objetivos em relação ao dinheiro.

Por isso, a falta de planejamento adequado é um erro extremamente comum e que pode condenar o seu futuro financeiro. Uma vez que, você não consegue estabelecer metas financeiras realistas.

O ideal é observar que você precisa registrar todos os meses as suas receitas e despesas em uma planilha ou aplicativo, para que consiga rastrear seus gastos.

Dessa forma, você vai entender como está gastando seu dinheiro, o que permitirá identificar quais são os cuidados necessários para reduzir seus custos.

Muitas pessoas não se dão conta que compram supérfluos excessivamente ao longo do mês. E acabam reduzindo expressivamente suas chances de alcançar sucesso financeiro. Afinal, quando se tem gastos excessivos, é natural que o processo até alcançar seus objetivos se torne mais lento e difícil.

É fundamental saber como você gasta para que consiga rastrear seu dinheiro e possa ter um bom resultado em sua vida financeira.

2.    Não ter uma reserva de emergência

Muitas pessoas cometem o erro de não guardar dinheiro em uma reserva de emergências e começar a investir em fundos imobiliários, ações ou outros ativos.

Esse erro é comum especialmente quando a pessoa acha que tem estabilidade e não passará por nenhuma emergência.

O que ocorre é que em caso de emergência a pessoa fica exposta a uma série de riscos, como o risco de endividamento e ruína financeira.

Afinal, acaba não tendo dinheiro com liquidez suficiente para suprir suas necessidades emergências.

O ideal é que antes de comprar qualquer tipo de ativo a pessoa tenha o cuidado de investir em uma reserva de emergência.

Dessa forma, é possível usar a quantia caso fique doente, receba uma multa ou tenha qualquer tipo de contratempo que abala sua vida financeira.

Sempre tenha uma quantia equivalente ao valor total de 3 a 6 meses de seu custo de vida, para que possa começar a diversificar seus investimentos quando já estiver com a sua reserva de emergência criada.

3.    Depender de uma única fonte de renda

A maior parte das pessoas confia exclusivamente no próprio salário e isso é bastante perigoso. Afinal, caso tenha qualquer problema que abale a sua estabilidade financeira você poderá ficar em uma situação bastante complicada.

O ideal é ter o cuidado de sempre buscar fontes de renda adicionais, como investimentos que pagam renda mensal, fazer serviços freelancer e assim por diante.

De modo que, possa ter múltiplas fontes de renda e isso contribua para que você possa ter um crescimento acelerado em sua vida financeira.

Quando você comete o erro de confiar em uma única fonte de renda, também está exposto ao fato de seu salário não subir o suficiente e a inflação corroer seu poder de compra.

Portanto, quem tem mais de uma fonte de renda e administra da melhor forma possível, costuma ter resultados que são verdadeiramente acima da média.

4.    Não estudar sobre investimentos

A maior parte dos brasileiros não possui a menor noção sobre investimentos, como fazer o dinheiro render com segurança e quais hábitos financeiros levam ao sucesso.

Deixar o dinheiro parado na poupança é um erro muito comum, assim como, investir todo o patrimônio em um único ativo sobre o qual não estudou o suficiente.

Portanto, é indispensável que você procure educação sobre o seu próprio dinheiro. O objetivo é garantir que você aprenda a usar seus recursos em prol da realização de seus sonhos.

Investindo é possível multiplicar significativamente o seu patrimônio, o que permitirá que você construa uma quantia suficiente para realizar seus sonhos, aproveitando o efeito positivo dos juros compostos para beneficiar sua vida financeira.

5.    Não planejar o seu futuro

A maior parte das pessoas comete o erro de não planejar a sua aposentadoria, não planejam as próximas férias, troca de carro, compra do imóvel e próximos passos financeiros.

Ou seja, a falta de planejamento de futuro acaba limitando significativamente as possibilidades de aproveitar o dia a dia, alcançar resultados e ter excelência naquilo que faz.

Afinal, se você sabe que deseja comprar um imóvel próprio em 4 anos, é possível começar a acompanhar o seu FGTS, juntar dinheiro para dar uma entrada maior, fazer bicos para ter mais dinheiro e assim por diante.

Enquanto a pessoa que vive no “deixa a vida me levar”, sem o devido planejamento, acaba exposta ao risco de nunca alcançar o sucesso que almeja.

Justamente por não ter um plano de ação frente às situações que a vida impõe. Portanto, não é inteligente estar ansioso em relação ao seu futuro.

Contudo, é importante ter um plano, que te permite ter clareza sobre quais são seus objetivos e o que você deseja fazer para alcançar a vida que acredita que merece.

Toda pessoa que tem um plano consegue ter mais clareza sobre a forma correta de usar o próprio dinheiro.

E isso faz toda a diferença para que possa alcançar resultados melhores em sua própria qualidade de vida.

6.    Pagar juros altos por gastar demais

O uso irresponsável de seu limite de crédito é um erro que sabota o seu sucesso financeiro e tira a sua tranquilidade para aproveitar a vida.

Por isso, adote a regra de gastar menos do que ganha e sempre reserve uma parte para investimentos e emergências.

Os juros são positivos quando eles são pagos todos os dias ou todos os meses em sua conta corrente. E você pode deixar de pagar juros para o banco e começar a receber juros diários, quinzenais ou mensais.

Tudo depende diretamente de sua estratégia de uso do dinheiro, para que possa evitar formar uma bola de neve de dívidas.

O objetivo é que você forme uma bola de neve de dividendos em sua conta, recebendo juros do banco por ter mudado o seu padrão de gastos.

7.    Comprar por impulso

Toda compra deve ser planejada. Principalmente as compras frequentes, como aquelas feitas no supermercado.

Encher o carrinho por estar em promoção é um erro comum, que gera desperdício de dinheiro sem que você perceba. Afinal, é comum ter a sensação de que fez um bom negócio por causa do preço.

Quando na verdade, falta espaço em casa para armazenar, o produto não atende sua demanda e você precisa comprar mais de outros itens, estourando o orçamento.

Faça compras planejadas: olhe seu armário antes de sair para comprar roupa. Olhe sua dispensa antes de ir ao supermercado.

Dessa forma, você poderá evitar sabotar seu sucesso financeiro. Quais desses erros financeiros estão se repetindo na sua rotina atual? Aproveite que agora você conhece 7 erros comuns e identifique em sua vida o que pode ser melhorado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.