Autoestima: 5 Passos para Construir uma Relação Mais Forte Consigo Mesmo

Ter uma boa autoestima é fundamental! Muitas pessoas pensam que a autoestima só é importante para se sentir bem, quando na verdade, ela interfere em tudo na vida.

Uma pessoa com baixa autoestima não se vê como alguém de valor. E isso se reflete em seu posicionamento nos negócios, nas relações interpessoais e frente à vida.

Por isso mesmo, é de fundamental importância saber como elevar a sua autoestima e construir uma relação melhor consigo mesmo.

Diante disso, trouxemos 5 passos para que consiga realmente se sentir melhor, independentemente de sua idade, peso, condição financeira, sexo ou qualquer outro fator.

O que é a autoestima?

Antes de mais nada, é preciso ter clareza de que autoestima é a forma como você mesmo se enxerga frente ao mundo.

É por isso que a autoestima é algo que deve ser construído, dia após dia, mediante todas as situações da vida.

Seja qual for o seu contexto atual, é importante ter uma autoestima fortalecida para lidar com as dificuldades comuns da vida da melhor maneira possível.

Caso contrário, as dificuldades se sobrepõem ao cotidiano, aumentando as chances de você ser atropelado pela vida.

Portanto, é interessante aprender o que é autoestima, para que você possa seguir passos para desenvolvê-la com eficiência.

5 passos para desenvolver sua autoestima

Desenvolver a própria autoestima é extremamente importante, no entanto, não é um caminho linear ou fácil. Dito isso,

1.     Autoconhecimento

Autoconhecimento é fundamental para que se possa elevar a própria autoestima. É preciso entender quais são suas habilidades, interesses, valores pessoais e limitações.

Todo aquele que conhece a si mesmo, consegue ter uma autoimagem melhor. Mesmo que a pessoa enxergue inúmeros defeitos e inabilidades sobre si mesmo, terá condições de efetivamente trabalhar para melhorar estes pontos fracos.

Quando a pessoa conhece a si mesma, ela consegue ter ótimos resultados em seu cotidiano, beneficiando sua saúde mental e física.

Afinal, se você acha que está acima do peso e por isso não se sente bem, poderá procurar ajuda para resolver o que é uma questão para você.

Observar tudo aquilo que faz você se sentir inferior ou com uma baixa autoestima, é importante e necessário para que você se sinta em evolução e uma pessoa cada vez melhor.

À medida em que você evolui e percebe que está trabalhando seus pontos fracos, é natural que se sinta cada vez mais forte emocionalmente e capaz. Conjunto de fatores que contribui para que tenha uma imagem mais positiva de si mesmo.

2.     Cuidar de si mesmo para elevar a autoestima

É impossível ter uma boa autoestima se você não cuida de si. Por cuidado pessoal, é considerado uma série de atividades, como:

  • Manter as unhas bem cuidadas e limpas;
  • Os cabelos bem cortados e alinhados;
  • Vestir roupas em boas condições de uso;
  • Estudar assuntos que possam te ajudar a ter uma vida melhor;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Procurar ter uma alimentação saudável;
  • Fazer frequentemente atividades que gosta e te dá prazer.

Cuidar de si mesmo é um ato de grande importância. Uma vez que, permitirá ao interessado melhorar a imagem que tem sobre si, a partir do momento em que passa a se ver como alguém de alto valor.

3.     Aceitar seus erros e falhas

Antes de mais nada, é importante ter clareza de que aceitar não significa estagnar e ter a certeza de que nunca irá mudar por ter aceitado.

Todavia, é importante e necessário entender e aceitar seus erros e falhas. Uma vez que, todas as pessoas são passíveis de erros e falhas.

Ao entender que você erra, falha e que é normal e esperado que isso aconteça, você tira um peso de suas costas. Afinal, é muito comum que as pessoas tenham altos padrões de cobrança consigo mesmas.

E por isso, acabam se sentindo muito fracas, inseguras e insuficientes ao falharem. Quando na verdade, falhar é algo normal.

Sabendo que falhar é algo normal, você vai encarar a falha como uma oportunidade de melhorar e não cometer o mesmo equívoco novamente.

Dessa forma, quando houver uma nova situação que levaria à falha, você poderá perceber ativamente que evoluiu e isso vai fortalecer ainda mais a sua autoestima.

4.     Desenvolver novas habilidades

Muitas vezes a baixa autoestima é reflexo da comparação com outras pessoas. Tendo em vista que, você vê outras pessoas alcançando resultados e sonha em obter resultados iguais.

No entanto, acaba não desenvolvendo suas próprias habilidades por estar perdendo tempo apenas se comparando.

Portanto, observe que você deve procurar desenvolver todas aquelas habilidades que você sabe que são necessárias para a sua rotina.

Tendo em vista que, você certamente sabe uma série de fatores que poderia desenvolver em si mesmo como habilidades emocionais, para que seja uma pessoa com mais potencial.

Buscar desenvolver as habilidades que você sabe que precisa, com o intuito de alcançar resultados específicos que são alinhados com seus sonhos é fundamental.

Justamente para que tenha uma rotina mais feliz, alcançando resultados que sejam compatíveis com os seus objetivos. Toda vez que você tem um bom resultado conquistado com esforço e dedicação, a sua visão sobre si mesmo melhora.

Portanto, é interessante perceber que o desenvolvimento de novas habilidades é um passo fundamental para se sentir melhor consigo mesmo.

Além disso, cabe a dica de parar de se comparar com outras pessoas. Principalmente se você não conhece as dificuldades daquela pessoa com a qual está se comparando. Afinal, é algo injusto consigo mesmo. Por isso, o resultado sempre será de se sentir inferior frente aos feitos da outra pessoa.

5.     Busque ajuda profissional

Quem tem baixa autoestima não consegue se posicionar em reuniões de trabalho, em relacionamentos amorosos ou qualquer outra situação comum da vida.

Além disso, a pessoa acumula sofrimento para si mesmo, por estar sempre se sentindo inferior a todos. Diante disso, é importante procurar ajuda profissional quando você não consegue melhorar sua percepção sobre si.

Uma vez que, um psicólogo poderá te ajudar a se desenvolver, para que entenda de uma vez por todas os motivos pelos quais está nutrindo uma visão pessimista de si.

Melhorar a sua autoestima é um processo contínuo, que exige dedicação e demanda tempo. Todavia, é necessário para que possa se sentir bem consigo mesma e se sentir importante como pessoa.

Afinal, se você não reconhece o seu valor, é natural que não se sinta importante como pessoa e isso é muito prejudicial no curto e longo prazo.

Procurar um psicólogo não é demérito algum e é importante para que você se conheça e possa se desenvolver como pessoa.

Cuide da sua autoestima no longo prazo

É importante perceber que a autoestima não é algo que muda do dia para a noite. Desenvolver uma visão de si mesmo aprimorada é algo que leva tempo e exige esforço contínuo.

Portanto, é interessante que você implemente hábitos que favoreçam a manutenção de uma boa autoestima. Caso contrário, terá dificuldade de manter uma imagem positiva de si.

Agora que já sabe mais sobre como fazer um passo a passo para se tornar uma pessoa com autoestima melhor, aproveite as dicas.

Tendo em vista que, isso pode realmente mudar o seu comportamento e também as suas oportunidades e perspectivas de vida.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.