A Influência das suas Crenças sobre Dinheiro na sua Prosperidade

Já ouviu falar sobre influência de sua crença em relação ao dinheiro ou mindset da riqueza? A maior parte das pessoas não percebe que seu comportamento diário é por si só um boicote a sua possibilidade de alcançar a prosperidade. Isso é chamado de crenças limitantes.

E isso ocorre justamente pelo que cada pessoa acredita a respeito do dinheiro.

Se você nutre ao longo de sua vida uma série de crenças limitantes sobre dinheiro, dificilmente terá a máxima prosperidade que pode alcançar.

Portanto, vale a pena observar suas crenças em relação ao dinheiro e começar um processo de mudança para atingir a prosperidade. A seguir, te explico esse processo com maior riqueza de detalhes. Siga aqui comigo!

Crenças limitantes em relação ao dinheiro

Diversas crenças em relação ao dinheiro podem fazer parte de seu repertório, sem que você perceba que essas limitações estão comprometendo sua capacidade de manter um estilo de vida compatível com os seus sonhos.

Algumas crenças limitantes que você pode ter desenvolvido ao longo da vida são:

  • Todo rico é desonesto;
  • Dinheiro não dá felicidade;
  • Ficar rico é muito difícil;
  • Quem não nasce rico provavelmente nunca será rico;
  • Dinheiro é a raiz de todo o mal.

Essas são apenas algumas frases que a maioria de nós já ouviu ao longo da vida. E isso vai formando o mindset financeiro de cada pessoa. Ou seja, suas crenças em relação ao dinheiro.

Uma pessoa que tem pai e mãe que constantemente reforçam a ideia de que dinheiro não é bom e que não proporciona felicidade, dificilmente será alguém que vai se orgulhar de enriquecer.

E isso é o que faz com que a mentalidade da pessoa a leve a cometer uma série de erros que ocasionam o gasto excessivo, endividamento e insucesso financeiro.

Identifique se na sua rotina existem crenças limitantes ao crescimento

Entendido de forma definitiva que existem crenças que podem ser passadas de geração em geração e que essas crenças são realmente capazes de ocasionar dificuldades ao longo de sua vida.

Portanto, é preciso começar a identificar quais são essas crenças que se fazem presentes em sua vida e reverter todas elas.

De modo que, possa se ver livre de fatores que limitam a conquista de sua prosperidade, eu selecionei algumas dicas práticas para reverter as crenças limitantes sobre dinheiro, confira!

1.     Converse sobre dinheiro com as pessoas próximas

Na sua casa, as pessoas falam sobre dinheiro? É importante falar sobre essa questão com a sua família, deixando bem claro a importância do dinheiro, quanto cada um ganha, quais são os compromissos financeiros de cada um.

Ter transparência sobre o dinheiro em suas relações é fundamental para melhorar a sua relação com o dinheiro e com as pessoas próximas.

Tendo em vista que, as pessoas próximas precisam conhecer seus objetivos, entender suas demandas, e compreender que dinheiro é importante e oferece boas coisas.

Quem tem filhos, deve sempre adotar o cuidado de orientar em relação ao dinheiro, deixando claro que dinheiro é bom, deve ser bem usado e que está tudo bem em enriquecer.

Afinal, o objetivo é que você não passe para suas próximas gerações as crenças limitantes que aprendeu.

2.     Foque nos objetivos e benefícios

A crença de que dinheiro não proporciona felicidade, por exemplo, é facilmente quebrada por sua imaginação.

Pense em tudo que é possível fazer por si e pelas pessoas que ama se você conseguir mais dinheiro. Imagine você e sua família morando bem, se alimentando bem, tendo plano de saúde, viajando e aproveitando a vida juntos.

Certamente essa imagem te faz sorrir e perceber que dinheiro é muito importante para proporcionar tudo aquilo que sempre sonhou em conquistar para si e sua família.

Portanto, é possível quebrar a crença limitante de que dinheiro não proporciona felicidade somente percebendo o quanto você fica feliz em proporcionar aquilo que considera bom para os que te cercam e você ama.

Exercite constantemente essa visualização de como o dinheiro que você pretende conquistar poderá proporcionar boas coisas e experiências para você e pessoas amadas.

3.     Entenda que sua família não precisa deixar as crenças limitantes também

Muitas pessoas possuem crenças limitantes arraigadas em sua cultura familiar. Isso é normal, por ser uma informação passada dos pais para os filhos.

Por exemplo, a crença de que investimentos são exclusividade de pessoas ricas e que o correto é apostar na sorte.

Esses pensamentos são provenientes das vivências de cada pessoa e também de seu nível de conhecimento sobre o universo das finanças pessoais.

O ideal é que você respeite e compreenda isso, mas não permita que sua família seja uma âncora que te impede de evoluir.

Entenda que todas as pessoas possuem o direito de manter crenças limitantes e que está tudo bem. Mas que você conheceu outra verdade e que está disposto a evoluir.

Portanto, poderá aplicar na sua rotina aquelas novas crenças que possui sobre dinheiro e sobre enriquecimento, para viver sua prosperidade plena.

4.     Inspire-se em quem já atingiu o resultado que você deseja

As pessoas que te cercam são muito importantes para te motivar ou desmotivar. É fundamental observar o comportamento e as crenças de pessoas ricas, prósperas e que te inspiram.

Dessa forma, você terá uma fonte de inspiração importante para que possa se manter firme em seu propósito de enriquecimento.

Geralmente as pessoas mais próximas não apoiam tanto quanto você acha que deveriam. E está tudo bem não ter o máximo suporte para o enriquecimento. O que não pode é desistir do processo por achar difícil demais.

Procure inspiração para se manter no processo nos dias mais difíceis. Tendo em vista que, é normal ter dias em que a desmotivação chega, seja por qualquer fator.

No entanto, ter os olhos voltados para sua inspiração te ajudará a se manter motivado e vencer esses dias difíceis. Afinal, enriquecer não ocorre enquanto você dorme.

O enriquecimento depende de um conjunto de hábitos que possibilitam a conquista de seus objetivos e metas pessoais.

Faça uma reflexão sobre suas crenças

Aproveite que agora já sabe mais sobre crenças limitantes e faça uma reflexão sobre o que ouviu a vida inteira sobre dinheiro.

Observe se você consegue atingir suas metas pessoais ou sempre acontece algo que te impede, perceba se você boicota seu próprio sucesso financeiro comprando demais ou cometendo outros erros.

É muito importante fazer essa reflexão profunda, observando quando começou um comportamento que não era sadio na forma de lidar com o dinheiro.

Sem esse autoconhecimento se torna muito mais difícil evoluir na sua relação com o dinheiro. Observe que suas maiores conquistas vão começar a acontecer quando entender a raiz de seus problemas financeiros e resolver.

Certamente a solução da sua vida financeira passa pelo entendimento de que está tudo bem em ganhar dinheiro e que é bom ser rico.

Que ter dinheiro poderá te ajudar a fazer o bem para as pessoas que você ama e que estão contigo desde quando era menos favorecido.

Aproveite seus novos conhecimentos em prol da sua prosperidade, ser próspero é positivo e te fará bem. Não existe erro algum em enriquecer fazendo o seu trabalho e cuidando daquilo que recebe como pagamento por todos os seus esforços.

Então, não perca tempo e coloque nossas dicas já em prática a seu favor!

O que achou deste artigo?

Não de deixe comentar e compartilhar com familiares e amigos, bem como nas redes sociais.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.