Decidindo Mudar a si mesmo para Progredir: Como Mudar de vida?

Está buscando progredir em sua vida pessoal ou carreira? É muito importante adotar os comportamentos corretos para começar a progredir em qualquer área de sua vida! Descubra algumas dicas simples de como mudar de vida.

Muitas pessoas se perdem em suas rotinas e acabam construindo sonhos que julgam ser inalcançáveis, por simplesmente não adotarem os hábitos corretos para atingir tais resultados.

Sem mudança na sua rotina ou padrões, é realmente muito mais difícil ter os resultados diferenciados com os quais você sonha.

Por este motivo, eu selecionei algumas dicas bastante úteis para que essa mudança possa ocorrer em sua rotina de forma positiva.

Progredir só é possível com mudança de atitudes: mas o que mudar?

A mudança nas suas atitudes irá depender de qual é o seu objetivo de vida. Considero alguns aspectos que são essenciais para construir mudanças significativas, confira a seguir as dicas.

1.     Se torne uma pessoa mais organizada

Não é raro que a falta de organização comprometa a sua qualidade de vida e dificulte a sua rotina!

A falta de organização pode ser a responsável pela má alimentação, sono irregular, alteração de humor e tudo isso gera dificuldade de render no trabalho e até aproveitar seu dia de lazer.

Portanto, é muito importante adotar uma rotina e organização para que seja possível atingir diferentes metas pessoais e profissionais.

Observe qual é o seu objetivo, seja mudar de casa, comprar um carro, receber uma promoção, para alcançar o objetivo é preciso fazer alguns esforços, seja juntar dinheiro ou fazer uma especialização, por exemplo.

Percebe que haverá a necessidade de encaixar esses esforços na sua rotina? Ficar sem dormir algumas noites para ter mais tempo ou aproveitar o período de férias podem ser atos que não são suficientes.

De olho nisso, o ideal é perceber qual é seu objetivo, analisar essa demanda e perceber quais são os cuidados que precisa adotar para atingir o resultado. Organizando a sua rotina em prol de ter um resultado específico, tudo será mais fácil e talvez tenha até tempo livre em sua agenda.

2.     Otimize as suas atividades

Esta dica pode ser considerada uma extensão  da anterior.

Muitas pessoas comentam que não conseguem fazer algo que gostam por “falta de tempo”, será que é só isso mesmo?

Ao se tornar uma pessoa mais organizada, é possível listar tudo que precisa fazer ao longo de um dia. Na lista deixe em vermelho o que é prioridade e não pode deixar de ser feito.

Em azul, coloque aquilo que pode ser deixado para o dia seguinte sem causar prejuízos. Percebeu que na sua rotina poucas coisas são vermelhas? Não é raro fazer seus compromissos azuis deixando os vermelhos de lado.

Essa desorganização acaba fazendo com que perca prazos e tenha dificuldades em sua rotina, sem que de fato fosse necessário passar pelas dificuldades.

Montando uma agenda, é possível também combinar atividades para otimizar seu tempo. Por exemplo, deixando para lavar suas roupas uma ou duas vezes por semana para não perder tempo colocando e tirando roupa do varal todos os dias.

Esse é um exemplo muito corriqueiro que se aplica para tudo em sua rotina. Até mesmo as suas refeições podem ser preparadas e congeladas para evitar a perda de tempo todos os dias.

A otimização necessária dependerá diretamente de qual é seu objetivo pessoal e quanto tempo precisa ter livre para conquistar o objetivo.

3.     Invista mais tempo em si mesmo

Seu sonho é ter uma promoção no emprego ou ganhar mais dinheiro para comprar algo caro? Então é importante perceber que, para tal será preciso investir em si.

Muitos profissionais não conseguem esses objetivos por não continuar investindo na própria carreira. Fazer bons cursos, trabalhar seu desenvolvimento pessoal e aproveitar seu tempo livre em prol de seus objetivos são cuidados essenciais.

É normal querer passear e aproveitar o tempo livre com as pessoas próximas. Mas para progredir em prol de seus objetivos será preciso fazer alguns sacrifícios momentâneos.

Observe quais são os sacrifícios e esforços que está disposto a fazer para que consiga ter como resultado a conquista dos objetivos que sempre sonhou em atingir. Certamente se sentirá muito feliz ao alcançar o resultado e vai perceber que o esforço valeu a pena.

4.     Esteja disposto a lidar com a insegurança

Por experiência própria, eu consideraria esta dica como a mais relevante em favor do seu progresso.

Fazer algo diferente, ousado ou simplesmente sair da zona de conforto são questões muito delicadas.

É natural se sentir inseguro diante de mudanças expressivas. No entanto, ninguém progride dentro da própria zona de conforto, ou melhor dizendo, a zona de conforto é um inimigo do seu progresso.

O ideal é estar realmente disposto a sair dessa zona para que possa começar a se desenvolver cada vez mais e alcançar resultados expressivos.

A insegurança não pode ser um fator que te paralisa ou que impede de continuar ousando. É indispensável adotar uma postura em que esse sentimento é acolhido, você lida com ele, mas não permite que a insegurança pare seus sonhos.

5.     Busque inspiração

O seu tempo livre deve ser mais dedicado para a busca de inspiração, aproveitando os conhecimentos das pessoas que já conquistaram o que hoje é seu sonho.

Quem convive com pessoas negativas, tende a ser negativo também. Quem se inspira em pessoas que construíram muito e ensinam sobre isso, tendem a conquistar seus objetivos também.

Esses fenômenos ocorrem devido ao fato de que as pessoas se comportam de acordo com o comportamento daqueles com as quais convivem. Mesmo que você não tenha em sua rotina fisicamente pessoas nas quais se inspirar, vale a pena pesquisar online e seguir boas inspirações.

De modo que, possa ter insights e possa usar a experiência da pessoa para aprender e aplicar em sua rotina.

Certamente ter bons relacionamentos e boas fontes de inspiração faz toda a diferença em sua rotina, possibilitando resultados acima da média. Cabe, inclusive, a dica de se afastar de pessoas invejosas ou que criticam absolutamente tudo que você faz ou sonha em fazer.

6.     Tenha clareza sobre o que deseja

É muito difícil conquistar um resultado sem saber claramente qual é esse desejo. O que te faz dormir sonhando e acordar disposto a conquistar? Quais são seus objetivos de vida?

Sem clareza sobre suas metas e objetivos se torna muito mais difícil adotar as medidas necessárias para obter o resultado desejado.

Escreva qual é sua meta, observe o que precisa ser feito para conquistar e comece a trabalhar nisso! Certamente o resultado será magnífico. Sem a devida clareza é muito mais difícil compreender quais comportamentos precisam ser mudados para atingir o resultado desejado.

É impossível conquistar grandes resultados sem mudar padrões

Muito embora “impossível” pareça muito determinista, essa é a principal realidade. Infelizmente é impossível ter um resultado diferente se todos os dias você repete os mesmos hábitos que não estão te levando ao progresso desejado.

Por exemplo, quem deseja ganhar mais precisa ou investir na própria carreira e pedir um aumento diante da comprovação de seus novos conhecimentos ou conseguir uma fonte de renda extra.

Se todos os dias a pessoa acorda, trabalha e volta para casa para descansar, não está produzindo nada que seja capaz de alterar a própria renda. Aguardar que o gerente te note e oferece espontaneamente um aumento é pouco produtivo.

Neste sentido, já dizia o grande filosofo Aristóteles: “Somos o que fazemos repetidamente; excelência, então, não é um ato, mas um hábito.”

Cada pessoa é dona de sua própria história de vida e pode decidir quais são seus hábitos e o que irá fazer para mudar sua trajetória. Assumir uma posição passiva não é a melhor ideia.

Que tal decidi a partir de hoje por mudanças, adotando novos hábitos que contribuam com o seu continuo progresso?

Não perca mais tempo e mude já os seus padrões necessários para hábitos de sucesso.

Coloque nossas dicas em prática e depois me conte os resultados, combinado?

O que achou deste artigo?

Não deixe de comentar e compartilhar também nas redes sociais!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.