Produtividade no Trabalho Remoto: Dicas para um Desempenho Excepcional

A busca por produtividade é cada vez mais intensa. Afinal, as pessoas almejam ter um bom resultado em suas vidas e por isso, desejam ser produtivas.

No entanto, quando se fala especificamente do trabalho remoto, é natural ter dúvidas sobre como ser produtivo. Afinal, se está em um ambiente que não é o mais propício para a rotina de trabalho.

O que acaba desencadeando várias distrações que são difíceis de lidar. Portanto, é interessante ter o cuidado de analisar a dinâmica diária, com o intuito de observar como melhorar a própria produtividade. Nós trouxemos algumas reflexões e dicas sobre o tema. Confira tudo a seguir.

Como aumentar a produtividade no trabalho remoto?

Aumentar a produtividade no trabalho remoto é desafiador. Afinal, as pessoas tendem a procrastinar a jornada de trabalho aproveitando um ambiente cômodo e sem ninguém para fazer cobranças.

Assim como, algumas pessoas se sentem confortáveis e por isso, acabam produzindo mais. Afinal, alguns relatam que acham o cotidiano em escritório repleto de interrupções provocadas pelos colegas.

O que faz com que a pessoa tenha dificuldade de concentração e consequentemente, tenha sua produtividade negativamente impactada.

Seja qual for o caso, é importante ter em mente que a rotina de trabalho sempre deve buscar por uma produtividade saudável, que permita o equilíbrio com a própria vida pessoal.

Além disso, ser produtivo não significa necessariamente que você terá a melhor performance todos os dias. Mas significa que você vai alcançar ótimos resultados ao trabalhar com a máxima eficiência possível.

Dicas para melhorar a produtividade no trabalho remoto

Quem está buscando mais sobre a produtividade no trabalho remoto, pode aplicar as seguintes dicas:

1.     Crie um ambiente favorável

É fundamental que as pessoas tenham o cuidado de criar um ambiente de trabalho favorável, para que a produtividade possa ser melhorada. Tendo em vista que, é preciso ter conforto, silêncio e uma série de outros fatores ambientais para auxiliar a ter produtividade.

Afinal, se a pessoa trabalha ouvindo o choro de uma criança, é natural que ela seja distraída e queira dar atenção ao filho.

Por isso, o ideal é criar um ambiente favorável para que possa ter a produtividade que sempre desejou.

É interessante cuidar da iluminação, ter uma cadeira confortável, um ambiente ventilado e uma série de outros cuidados para que possa ter um espaço compatível com a rotina produtiva que deseja ter.

Afinal, se você busca produtividade é preciso prestar atenção em todos os detalhes que podem interferir em sua performance.

Ninguém trabalha 8 horas em uma cadeira que não dá bom suporte para as costas. Portanto, preste atenção ao que está te causando desconforto e comece a observar como é possível melhorar esses fatores em seu ambiente. Dessa forma, você poderá ter um ambiente que é mais favorável para que possa ter uma jornada de trabalho mais eficiente.

2.     Converse com sua família

Muitas vezes o problema está no excesso de ruído no ambiente, na falta de entendimento das pessoas que acabam te interrompendo o tempo todo e muito mais.

Portanto, é importante que você converse com a sua família, explicando a importância de respeitar seu ambiente de trabalho.

Se as pessoas criam o hábito de tirar tudo do lugar, entram no seu escritório o tempo todo e acabam te interrompendo, é natural que sua produtividade seja impactada.

Por isso, o ideal é que todos estejam cientes e orientados por você em relação à importância de respeitar o seu espaço de trabalho.

Conversar com as pessoas costuma ser o suficiente para que eles entendam a importância de respeitar sua jornada de trabalho.

3.     Crie uma rotina

Quando se fala em produtividade, é indispensável ter uma rotina. Portanto, tenha um horário de trabalho bem estabelecido, adote uma jornada de trabalho com horas parecidas todos os dias e se organize.

De modo que, a rotina possa te ajudar a saber quantas horas você vai trabalhar por dia, o que deve ser priorizado e como se organizar dentro do tempo que está disponível.

Quando a pessoa tem uma boa noção de quanto tempo trabalha a cada dia, quais são as atividades que devem ser executadas e como se organizar dentro do horário disponível, é natural que a rotina traga ótimos resultados.

Justamente por impactar diretamente em sua produtividade, garantindo que possa ter uma performance que esteja realmente acima da média.

4.     Aprenda a organizar suas demandas e priorizar

Muitas vezes a falta de organização em relação ao que é prioridade acaba fazendo com que você trabalhe muitas horas, sem alcançar o objetivo daquele dia.

Suponha que sua agenda consta: levar os filhos para a escola, fazer sua conclusão de mestrado e ir ao salão fazer as unhas.

Neste caso, levar os filhos para a escola requer cumprir horário. Além disso, fazer a conclusão de mestrado demanda tempo e tem prazo para ser concluído. Portanto, fazer as unhas não deve ser a primeira atividade a ser executada.

O ideal é organizar sempre suas tarefas com o intuito de priorizar as atividades. Sem organizar o que precisa ser feito, sua agenda se torna uma bagunça e você sempre estará correndo atrás de demandas atrasadas.

Por isso mesmo, comece a priorizar e gerenciar seu tempo em cada atividade, justamente com o intuito de evitar que tenha problemas ao longo de sua jornada de trabalho.

5.     Invista em bons equipamentos

É impossível ser produtivo com um computador que trava ou uma internet lenta. Afinal, são aspectos que acabam atrasando a sua performance ao longo do dia.

Por isso mesmo, é indispensável ser um profissional atento e dedicado, para que possa usar equipamentos que são compatíveis com a produtividade desejada.

Muitas vezes, as pessoas cobram muito delas mesmas em busca de uma produtividade acima da média, mas não se atentam para a importância de investir em melhorias que impulsionam tal performance.

Não cometa o erro de cobrar de si dessa forma. É preciso ter um meio termo saudável, que favorece o desenvolvimento de uma conduta assertiva e que te ajuda a ter uma rotina de trabalho eficiente.

E não se esqueça de notificar seus superiores quando algo está diferente daquilo que é o ideal. Se a internet é ruim, o computador trava ou qualquer outro problema precisa ser conhecido por todos e não apenas por você.

Produtividade é algo melhorado a cada dia

Um ponto de grande importância de observar é que a produtividade não é algo linear e que será igual todos os dias.

Por isso, os líderes devem estabelecer metas realistas, que os colaboradores consigam seguir de forma saudável.

É necessário dormir bem, ter qualidade de vida e bem-estar para que se consiga ter um dia produtivo. Se a pessoa está exausta, é natural que não consiga performar bem.

Portanto, jamais negligencie o descanso em prol de ser uma pessoa que produz mais. É necessário, ao contrário disso, ter o cuidado de se dedicar a ter uma vida saudável, com rotina e regras que ajudem a garantir uma boa performance física, para que consiga ter resultados significativos em sua produtividade.

Aproveite as dicas para se tornar uma pessoa mais eficiente, que produz de forma saudável e sustentável. Afinal, o burnout vem justamente da busca desenfreada por uma produtividade acima da média e nada saudável.

Veja mais conteúdos de valor em www.valorqueconta.com

Saiba mais sobre Produtividade no Trabalho Remoto

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.