Mantendo-se Motivado no Trabalho: 6 Estratégias para o Sucesso a Longo Prazo

Se manter motivado no trabalho é desafiador para todas as pessoas. Afinal, geralmente a motivação está atrelada a algum objetivo como conquistar uma promoção.

O que faz com que seja importante ter estratégias de longo prazo para manter a motivação em alta. Uma vez que, um profissional motivado e engajado tende a ser visto como alguém importante para manter na equipe, por apresentar bom resultado.

Dito isso, a motivação e envolvimento do profissional são fatores importantes para que tenha uma carreira longa e de sucesso na organização. Nós trouxemos algumas estratégias que você pode aplicar, para que alcance esse grau de sucesso a longo prazo.

6 estratégias para se manter motivado no trabalho

A motivação é essencial para que o ímpeto de produzir com eficiência seja parte de seu dia a dia. Um profissional desmotivado rende menos no trabalho e fica sempre na lista daqueles que poderão ser demitidos em caso de corte de gastos. Dito isso, trouxemos dicas que vão te ajudar a se manter mais motivado:

1.     Associe suas tarefas a metas

Não há nada mais satisfatório do que alcançar uma meta! Por isso, é natural que as pessoas se sintam motivadas quando possuem uma tarefa para fazer, que trará progresso para sua meta profissional.

Quando você consegue entender a importância da tarefa a ser executada para o progresso da meta como um todo, é natural que tenha um bom resultado na sua produtividade.

Muitas pessoas não sabem como simplesmente reduzirem a própria procrastinação. E isso só é possível a partir do momento em que a pessoa vê sentido em executar a tarefa que está listada em sua agenda.

Caso contrário, o dia passará sem que a pessoa perceba, enquanto procura meios de não executar tarefas que são consideradas enfadonhas.

A associação entre uma tarefa e a progressão de sua meta é um fator que aumenta o engajamento. Tenha o cuidado de usar ferramentas que te ajudam a visualizar esse processo e você terá ainda mais motivação para concluir suas tarefas.

2.     Automatize processos no trabalho que tomam seu tempo e são desnecessários

Muitas pessoas perdem o interesse por tarefas, por considerarem que são repetitivas, meras burocracias e que não trazem resultados significativos.

Dito isso, observe em sua rotina quais são as dinâmicas que tomam o seu tempo sem gerar um resultado perceptível.

Isso fará com que você consiga perceber se é realmente necessário dedicar seu tempo para executar tarefas repetitivas ou o que pode ser eliminado da rotina.

Seja atualizar manualmente dois sistemas, por exemplo, seja inserir atividades para a equipe em uma plataforma que ninguém está usando como deveria.

Eliminar etapas da rotina de trabalho que se mostram desnecessárias pode aumentar seu engajamento. Afinal, ninguém gosta de fazer tarefas que considera não ter valor.

Observe o que pode ser automatizado. A partir de então, você vai conseguir ter mais tempo livre e a percepção de que o trabalho feito manualmente realmente tem importância. Dessa forma, a procrastinação naturalmente vai diminuir em sua rotina.

3.     Tenha uma agenda clara e compatível com o tempo disponível

Muitas vezes, o problema não está na falta de produtividade e sim no excesso de demanda. Por isso mesmo, é importante perceber se a sua agenda está compatível com o tempo disponível para executar as demandas.

Afinal, se você sabe quais são as tarefas disponíveis para aquele dia e as cumpre ao longo do expediente, tem uma sensação agradável de dever cumprido.

Enquanto a pessoa que tem uma agenda que não é realista, com excesso de demanda, por mais que se esforce terá a sensação desagradável de não ter concluído o trabalho no fim do dia.

O ideal é definir quantas horas você precisa para cada tarefa, se precisa fazer demandas externas calcule o tempo de deslocamento e monte uma agenda realista.

Dessa forma, poderá terminar o dia com a satisfação do dever cumprido, sem precisar sofrer para executar suas tarefas ao longo do dia.

Além disso, adote como cuidado agendar para às horas iniciais do dia aquelas tarefas que são prioritárias e que não podem ser deixadas para depois.

Justamente com o intuito de garantir uma produtividade sustentável no curto e longo prazo, para que tenha qualidade de vida e resultados tangíveis.

4.     Invista no desenvolvimento de sua carreira para se manter motivado no trabalho

Investir em desenvolver novas habilidades é importante, para que você mantenha uma performance que atende as expectativas do mercado e que possibilita promoções.

Todo profissional que está em constante aprimoramento de suas habilidades é percebido como valioso pelas empresas. Afinal, é alguém que não se acomoda e que está sempre pronto para assumir responsabilidades e desafios comuns do mercado em que atua.

O desenvolvimento de novas habilidades permite que o profissional se sinta melhor preparado. O que também é importante para que possa ter um posicionamento diferenciado no mercado.

Portanto, é algo de grande importância, que deve ser considerado quando o objetivo é ter uma carreira de sucesso, com engajamento, produtividade e eficiência no cargo em que ocupa. Se manter motivado tem íntima relação com a forma como se percebe profissionalmente.

E uma pessoa que está em constante processo de evolução naturalmente percebe seu valor, tem reconhecimento e alcança a motivação que almeja.

5.     Cuide da sua saúde mental

Vivemos uma geração na qual a produtividade é muito valorizada. No entanto, é importante perceber que o descanso não pode ser desvalorizado.

Perceba que, é importante dormir bem, reduzir a carga de estresse, buscar fazer atividade física e se alimentar de forma saudável.

Quando a pessoa consegue fazer mais daquilo que ela gosta em seu horário livre, é natural que consiga ter uma boa performance durante o expediente.

Ter qualidade de vida é fundamental para que o bem-estar emocional influencie positivamente a produtividade na empresa.

Entenda que, ninguém é produtivo por mais de 6 horas seguidas. É impossível entrar na empresa, se desligar totalmente do mundo exterior e trabalhar como um robô.

Portanto, considere que é importante fazer pausas estratégicas para tomar um café, ir ao banheiro e recuperar a capacidade de se manter produtivo pelas próximas horas.

Ter clareza sobre a importância de manter a sua saúde mental intacta fará toda a diferença para que possa ter a qualidade de vida e capacidade produtiva que você almeja.

6.     Comemore suas conquistas para se manter motivado no trabalho

Nossa última dica fundamental para se manter motivado com sua carreira ao longo dos dias é justamente comemorar as conquistas.

Conversar com alguém que você ama sobre as novas evoluções de sua carreira, brindar os sucessos e se dar alguns presentes que considera valiosos a cada meta alcançada são maneiras acessíveis de manter o alto nível de motivação com sua carreira.

Uma vez que, terá satisfação por estar alcançando o objetivo e a comemoração são fatores que marcam o momento da conquista. Ao comemorar intensamente você cria uma boa memória e o desejo de alcançar novas metas para comemorar outra vez.

Portanto, é uma forma agradável de se manter motivado no trabalho no longo prazo, tendo momentos de comemoração pelas metas alcançadas.

Todas as 6 estratégias funcionam para motivar a si mesmo. Assim como, podem sofrer adaptações para que um líder consiga motivar sua equipe.

Afinal, estar motivado no trabalho é sim importante na carreira. Muito embora o comprometimento possa ser mais importante, estar motivado com projetos é algo que trará resultados significativos no longo prazo. Confira mais dicas clicando aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.