O Poder da Gratidão: Transformando a sua Vida

Já ouviu falar sobre o poder da gratidão para transformar a sua vida por completo? Ser grato é um exercício diário e que tem enorme potencial de mudar sua vida.

Não só pela forma como passa a se comportar, mas principalmente pela forma como passa a perceber o mundo e reagir ao que te acontece no dia a dia.

A gratidão muda por completo seu comportamento e tem potencial, realmente, transformador. Sendo um hábito diário que todas as pessoas podem e deveriam adotar.

Afinal, estudos afirmam que pessoas que praticam a gratidão como hábito em suas vidas apresentam níveis mais altos de felicidades e bem-estar.

Valiosos benefícios estes, que aprecio e tenho gratamente experimentado, desde quando efetivamente comecei a adotar tal hábito em minha vida.

E com este texto, eu quero explicar a você os motivos pelos quais a gratidão é tão poderosa. Bem como, compartilhar algumas dicas valiosas que me ajudaram a criar o hábito de praticar a gratidão e transformar positivamente a minha vida. Espero que possam ser úteis a você também. Aposto que sim!

Confira a seguir!

Entendendo o poder da gratidão em seu cotidiano

A gratidão é extremamente importante para o bem-estar psicológico. Tendo em vista que, sentir-se grato possibilita ocorrer a liberação hormonal da dopamina no organismo, desencadeando em ter emoções e pensamentos mais positivos.

Afim de ilustrar um exemplo prático e muito simples de aplicar em qualquer rotina, vamos considerar que determinada pessoa teve um dia estressante em seu trabalho. É normal que ela se sinta desanimada e triste ao final de seu dia.

Mas se a pessoa se sente profundamente grata pelo que tem no momento. Por ter um trabalho no qual pode ser visto como oportunidade de agregar valor e/ou solucionar problemas; enquanto milhares, buscam por oportunidades semelhantes e não têm, o desânimo certamente tende a se dissipar.

Isso funciona em praticamente todas as áreas da vida, quando a gratidão é exercitada e sentida no dia a dia, é natural que sentimentos e demais emoções positivas surjam a partir disso.

Evitando que desânimo, estresse, frustrações e outros sentimentos ou comportamentos negativos tomem conta da pessoa, comprometendo assim a sua capacidade de produzir, manter-se bem, motivado e feliz.

Como ser mais grato na prática?

Praticar a gratidão não é tão simples quanto parece! Na realidade, é uma prática que precisa ser exercida diariamente e adotada como hábito em sua rotina.

De modo que, todos os dias você perceba fatores pelos quais ser grato, selecionei algumas dicas práticas e valiosas para exercitar a gratidão em seu cotidiano. Possibilitando que o poder da gratidão beneficie a sua rotina, saúde e qualidade de vida.

Confira alguns passos essenciais para exercitar a gratidão a partir de agora mesmo:

1.     Entenda o significado de praticar a gratidão em seu cotidiano

Antes de qualquer coisa, para que a prática da gratidão seja poderosa em sua vida, você precisa compreender o seu significado.

Eu tenho aprendido, que a gratidão não significa fingir que tudo está às “mil maravilhas” ou omitir o que está mal ou dando errado em sua vida, como muitos podem pensar.

Praticar a gratidão consiste, portanto, em uma questão de decisão e escolha. Ou seja, decidir e escolher direcionar seu tempo e atenção no que você APRECIA de verdade.

Afinal, a gratidão é uma consequência da efetiva apreciação. Este entendimento é fundamental para controlar as suas experiências, seu bem-estar e felicidade.

2.     Tome nota de todas as coisas boas

Você pode ter um bloco de notas ou usar seu próprio celular para ir anotando o que acontece de bom em seu dia e que você aprecia. Dessa forma, é possível “colecionar” valiosas informações.

De modo que, não exista o risco de se esquecer das coisas boas por causa das adversidades que ocorrem no dia a dia de todas as pessoas.

Anotando, você terá como praticar gratidão ao finalizar o dia, recapitulando tudo e sentindo a gratidão por todos os momentos bons que você vivenciou e aprendizados obtidos.

Que tal começar com um exercício de anotar 3 coisas boas que você muito aprecia e pelas quais você sente gratidão?

3.     Seja grato a si mesmo também

Todos nós somos desafiados em diversas e diferentes situações ao longo da vida.

Muitos delas conseguimos superar muito bem, outros já com um pouco mais de dificuldades, e tantas outras, certamente, falhamos também. De qualquer forma, em todas as possíveis diferentes situações ou experiências, nos enriquecemos em aprendizados e sabedoria também.

Entretanto, é importante saber que, independente do resultado, você não pode deixar de apreciar e ser grato a si mesmo. Grato pelo seu empenho, às vezes abdicação ou mesmo alguma decepção ou sofrimento.

Podemos considerar ainda, grato pela disciplina e prática de novos hábitos adotados, pelo despertar de sua consciência, aprendizado e autodesenvolvimento. Enfim, por todas as suas ações e mesmo mudanças de crenças que fundamentalmente refletem no progresso continuo de sua jornada da vida.

Portanto, a prática da gratidão também a si mesmo reforça a concepção do seu autovalor, permite aumentar a sua resiliência psicológica, bem como sua autoconfiança e bem-estar emocional.

Quais são os benefícios de praticar a gratidão na rotina?

Além de alguns benefícios que já mencionados antes, existem vários outros importantes benefícios de ser uma pessoa que exercita a gratidão todos os dias, como os que irei elencar a partir de agora.

1.     Ajuda a lidar com o estresse e até mesmo diminuir risco de depressão

A gratidão é um sentimento poderoso, que ajuda a lidar construtivamente com experiências desagradáveis e de estresse. Ela pode permitir ainda a diminuição do risco de desenvolver a depressão, segundo estudos psicológicos.

Uma vez que, ser grato melhora a sua autoestima e auxilia a se conectar com o seu “eu superior” (a mais pura e verdadeira essência do nosso ser) e melhor entender as suas experiências e fatos ocorridos em vida.

Ao experimentar a sensação de gratidão, ocorre uma redução no número de batimentos cardíacos. Possibilitando que a pessoa fique mais calma, menos ansiosa e possa até mesmo dormir melhor.

Ela contribui também para a liberação de dopamina que é importante para o bem-estar psicológico, como já citado antes. E tudo isso contribui em afastar o risco de depressão também.

Portanto, pessoas que buscam ter saúde e mais qualidade de vida devem praticar a gratidão no cotidiano. Com o objetivo de que esse sentimento traga bons resultados importantes para o bem-estar físico e emocional.

2.     Gratidão permite ser menos materialista

É cada vez mais comum que, as pessoas sejam materialistas e totalmente focadas em ter itens. Mas isso faz com que as pessoas frequentemente esqueçam de quem elas são.

A gratidão é um sentimento que permite ser menos materialista. Ajudando a apreciar mais o indivíduo, suas experiências e até mesmo os pequenos prazeres da vida.

Afinal, pessoas menos materialistas conseguem perceber prazer mesmo com experiências minimalistas, seja um simples contato com a natureza, aproveitar o dia e estar com alguém amado.

Ser menos materialista é muito importante por vários fatores, possibilitando até mesmo melhorar a sua relação com as pessoas ao redor e principalmente consigo mesmo, bem como com as próprias coisas materiais.

Pois, por mais contraditório que pareça, ao você deixar de focar demasiadamente em coisas materiais, você na verdade permite atrair a si mais abundância e prosperidade em sua vida.

Uma vez que, será possível se esforçar menos em busca de itens materiais. Bem como, será possível melhorar a sua relação com as coisas mais simples, que te fazem feliz e que já estão acessíveis.

Esta abordagem diz respeito também a uma outra questão relacionada ao direcionamento de energia, que por sua vez já envolve um entendimento adicional sob a perspectiva da mecânica quântica. Mas que deixemos essa abordagem diferenciada para uma outra oportunidade em um outro artigo.

3.     Ajuda a vivenciar o presente

Quando você é grato por sua saúde, pelo ar que respira neste momento, pelo dia disponível para viver, por estar um belo dia de sol ou por outros motivos que identifique para ser grato, é possível vivenciar o hoje.

Entretanto, muitas pessoas vivenciam muitas de suas experiências do cotidiano de forma tão inconsciente, que consequentemente ignoram o quanto são importantes e apreciáveis.

A apreciação consciente, seguida da gratidão sentida, vai te conectar com tudo que está acontecendo no seu momento presente. Evitando que fatores como a ansiedade, por exemplo, te coloque para sofrer por fatores diversos.

Afinal, a ansiedade tende a te faz idealizar uma série de coisas que podem vir a dar errado e que também podem nunca ocorrer.

Outro fator que considero relevante citar, seria a distração das pessoas na realização de suas atividades diversas, tais como: o ato de fazer uma refeição, dirigir um automóvel, etc. Tudo isso cada vez mais comum principalmente por conta da grande influência das mídias eletrônicas sobre as pessoas.

Elas exercem um poder de distrair e influenciar o comportamento das pessoas cada vez mais crescente. Consequentemente, as pessoas acabam agindo quase que “hipnotizadas” em grande parte de seu dia.

Afim de que você possa refletir mais sobre isso, já chegou a se ver ou ver alguém fazendo alguma refeição com atenção direcionada ao celular ou alguma outra mídia eletrônica, podendo inclusive depois não ter a capacidade de responder o que tinha realmente acabado de comer?

Conclusão

Portanto, o que quero dizer é que a gratidão te coloca para vivenciar conscientemente o dia de hoje, sendo feliz pelo que está acontecendo e disponível. O que afasta a ideia de pensar no dia seguinte ou em tudo que pode dar errado naquele momento ou nos próximos compromissos de seu dia.

Nesse sentido e para terminar este texto, quero ainda mencionar um uma citação que gosto muito, de autoria de um escritor alemão-suíço chamado Hermann Hesse, que diz o seguinte:

“Só há felicidade se não exigirmos nada do amanhã e aceitarmos do hoje, com gratidão, o que nos trouxer. A hora mágica chega sempre”

Percebeu o quanto a gratidão é um sentimento muito poderoso para a sua qualidade de vida?

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nossas dicas com seus familiares e amigos!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.