8 Decisões Sábias para Alavancar sua Felicidade e Saúde

Mulher em estado de felicidade e com saúde à beira mar aberto com o sol e horizonte alaranjado

Sabia que para melhorar a sua felicidade e saúde depende diretamente de decisões sábias que você toma todos os dias? Muitas pessoas não se dão conta de que, possuem total poder de mudar suas rotinas para melhor.

Cada um de nós devemos dar o melhor de nós mesmos, com o objetivo de alavancar a nossa própria felicidade e saúde. E isso só depende das ações que tomamos em nosso cotidiano.

O problema é que, muitas ações são “automatizadas” pelo cérebro do indivíduo, para evitar esforço desnecessário em sua rotina. Tomar novas decisões depende diretamente de tirarmos a nossa vida do automático e da zona de conforto para atingirmos resultados diferentes e almejados.

O grande filósofo grego de enorme sabedoria, Aristóteles, já dizia: Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito., ou seja, nossos hábitos definem o que somos bem como nossos resultados.

Eu, particularmente, considero esta citação muito especial e poderosa para mim, a qual carrego comigo sempre em mente. Ela age para mim como uma espécie de instrumento de despertar de consciência que me leva a avaliar os meus atos tomados repetidamente, hábitos e consequentes resultados.

Daí, a partir das regulares avaliações, identifico os atos construtivos, que colaboram para a minha felicidade e saúde, bem como os inertes ou deficientes que precisam ser trabalhados ou mesmo eliminados.

Neste sentido, associado a uma efetiva prática pessoal deste entendimento, eu identifiquei e selecionei para você 8 dicas de decisões sábias que são importantes para alavancar a sua felicidade e sua saúde em conjunto.

Assim como eu, você também pode adotar este entendimento e começar a aplicar ainda hoje as dicas a seguir.

Confira!

8 Decisões que mudam sua vida aumentando a felicidade e melhorando a saúde

Todos os dias o poder de decisão sobre o que fazer, como agir e quais resultados deseja atingir é seu! Por isso mesmo, vale a pena tomar essas decisões ativamente, para que você não se arrependa dos resultados que está obtendo.

E ao contrário disso, consiga ficar feliz e satisfeito por estar adotando as decisões mais sábias como parte de sua rotina para alavancar sua felicidade e saúde. Confira agora 8 decisões para adotar a partir de hoje!

1.     Fazer atividade física

A atividade física libera uma série de hormônios importantes para o bem-estar, autoestima e saúde, possibilitando equilíbrio para seu corpo.

Fazer algum exercício físico ao menos 3 vezes por semana, é um cuidado importante com sua saúde. E consequentemente vai te deixar uma pessoa mais disposta e feliz.

O ideal é adotar exercícios como parte regular de seu cotidiano.

Que tal comprometer-se e começar com exercícios físicos simples por 3 minutos diários, por exemplo? Já pensou também em começar a utilizar aqueles poucos lances de escada no decorrer do dia, ao invés do confortável uso do elevador ou da escada rolante.

O importante é mover o corpo regularmente. Escolha uma atividade que mais se interesse e se dedique, fazendo dela um novo e construtivo hábito. A sua saúde agradece e você merece ser saudável!

2.     Ter clareza sobre seus objetivos

Muitas pessoas estão infelizes e não sabem como “resolver” suas questões, por não usufruírem de clareza sobre os objetivos para suas próprias vidas.

Conhecer seu objetivo de vida e seus sonhos, te ajuda a definir o que será feito naquele dia para chegar mais perto do resultado desejado. Reflita sobre quais são suas metas, como se vê daqui 10 anos, 5 anos, 1 ano e o que fazer hoje para atingir esse(s) resultado(s).

As pessoas que acordam e não sabem o que precisam fazer são improdutivas e frequentemente sofrem com ansiedade e outros problemas emocionais.

O seu eu do futuro, é construído no dia de hoje e não pode ser deixado de lado, como se não fosse prioridade. Desenvolva clareza sobre seus sonhos pessoais, seus desejos e comece a agir e trabalhar por eles. Isso fará muito bem para sua saúde emocional, autoconfiança e felicidade.

3.     Alimentar-se melhor

É muito comum negligenciar a alimentação, comendo qualquer coisa para facilitar a rotina repleta de compromissos.

No entanto, o que é consumido todos os dias funciona como combustível para seu corpo. O objetivo é consumir mais alimentos naturais e saudáveis para que seja possível ter melhor condição de saúde e mais bem-estar.

De modo que, isso também irá influenciar na sua rotina, dando energia para fazer todas as suas atividades e desfrutar de sua vida.

Portanto, vale a pena investir em bons hábitos alimentares, inserindo mais alimentos saudáveis e de forma equilibrada em seu dia-a-dia, incluindo o consumo de mais água, menos refrigerante e bebida alcóolica ou mesmo evitando ou eliminando o consumo destes dois últimos.

Essas mudanças, associados a uma prática regular de alguma atividade física (que também já citei como dica 1) podem trazer resultados muito significativos em sua boa forma e qualidade de vida.

4.     Melhorar a qualidade de suas relações

Você é fruto das 5 pessoas com as quais mais convive, seus hábitos são consequência da convivência.

E isso pode trazer resultados muito felizes e positivos, assim como, pode desencadear amargura, sofrimento e problemas para seu cotidiano.

Se afastar de pessoas tóxicas e melhorar as suas relações mais próximas, investindo tempo de qualidade é importante para ter ótimos resultados no seu cotidiano.

As pessoas que convivem contigo precisam ser alinhadas com seus objetivos de vida, entender e respeitar esses objetivos.

Quando você está cercado de pessoas invejosas, que não alcançam os próprios resultados e não prosperam, sua rotina tende a ser dificultada e seu progresso será mais lento.

5.     Fazer mais aquilo que gosta

Não é raro esperar o final de semana ou um feriado para aproveitar aquilo que gosta. No entanto, esses pequenos prazeres podem estar inseridos em sua rotina, tomando apenas alguns minutos por dia.

Seja o momento de ler um bom livro antes de dormir, contar historinhas para os filhos, brincar com animais de estimação, desligar o celular e curtir mais a família. Existem muitos momentos que podem fazer parte de sua rotina diária, para que seu dia seja mais feliz.

Evitando a sensação de que no final de semana é preciso aproveitar como se a vida fosse acabar na segunda-feira. O objetivo é ser feliz todos os dias para que isso se reflita em sua saúde física e emocional.

6.     Parar de se cobrar por perfeição

A constante cobrança pessoal por perfeição, ocasiona frustração e a sensação de que não faz nada como deveria. Isso pode ocasionar uma série de problemas para sua autoestima e qualidade de vida.

O ideal é que você entenda que antes feito que perfeito. A perfeição não existe, é um conceito muito volúvel que depende diretamente da percepção de quem analisa o que seria perfeito e o que está feito pela metade.

Afinal, tudo é passivo de aperfeiçoamento ou melhoramento. Assim, vale a pena em focar em ter bem feito o que você tem a fazer, mas prezando também no progresso alcançado em tal execução e não exatamente numa perfeição inexistente. 

Observe que você perde sua alegria e tempo investindo na constante luta por perfeição e isso não tem te levado aos resultados de seus sonhos.

A busca por perfeição causa sofrimento desnecessário. Melhore sua rotina e qualidade de vida fazendo o seu melhor em cada situação, sem sofrer por causa da busca pela perfeição.

7.     Investir em experiências de valor para si

É muito comum gastar o salário em roupas, acessórios e outras futilidades que não causam a sensação de felicidade plena.

Isso gera falta de dinheiro para comer melhor, aproveitar um passeio mais completo ou caro e ter experiências de seus sonhos.

Procure criar hábitos mais positivos no aproveitamento de seu dinheiro, para que possa investir em experiências de valor e aumentar a sua felicidade com aquisições mais adequadas para a sua vida, incluindo financeira, e sonhos.

8.     Praticar a gratidão

Todos os dias, procure algo em sua rotina que te dá a sensação de gratidão e sintaprofundamente esse sentimento.

A gratidão pelo alimento, pela saúde, pelas pessoas que você ama estarem perto, pelo trabalho, pela renda, dinheiro, pelos bons momentos, é um sentimento que eleva sua felicidade.

Além disso, exercitar a gratidão faz bem para sua saúde emocional, afastando a ansiedade e outros problemas emocionais.

Como exercício inicial, que tal diariamente já ao acordar, respirar bem fundo e exercer a gratidão pelo ar que respira, pela vida, pelo dia que está só começando. Lembre-se que a gratidão deve ser não apenas dita, mas sobretudo sentida.

Portanto, praticar a gratidão todos os dias é um cuidado consigo que te faz valorizar suas conquistas pessoais e progredir na vida, sendo assim um sentimento extremamente poderoso para o seu progresso e prosperidade. Acredite!

Agora que você já conhece os nossos 8 hábitos para ser mais feliz e saudável, comece agora mesmo colocando-os em prática na sua rotina.

Gostou do nosso conteúdo? Ele foi útil para você?

Quais discas você vai implementar já no seu dia-a-dia?

Não deixe de comentar e também compartilhar com familiares e amigos, bem com nas redes sociais!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.