Como Mudar as Crenças Limitantes

Mudar as crenças limitantes é um cuidado importante para quem deseja ter uma vida mais próspera. Tendo em vista que, são as crenças que nos motivam de forma inconsciente a manter certos padrões.

Além disso, quando estas são limitantes ou negativas, elas afetam toda a nossa vida, incluindo a nossa saúde e felicidade.

Por natureza, quase todo indivíduo vive num modo de sobrevivência. No qual, visa reduzir ao máximo as incertezas em geral, evitar o desconforto e assim atingir a uma zona ou estágio de “segurança”.

Embora muitas das programações cerebrais já virem com cada indivíduo desde o seu nascimento, diversas outras são adquiridas ou aprendidas ao longo da vida. Sendo assim, denominadas de crenças, seja elas positivas, neutras, limitantes ou negativas.

Isso é uma informação que vai se construindo em nossa mentalidade a partir de nossas experiências pessoais, educação e uma série de outros fatores. Daí está a importância de você entender como tais crenças pessoais estão afetando toda a sua vida, incluindo sua prosperidade, saúde e felicidade. Para te ajudar a identificar as suas crenças limitantes bem como mudá-las ou substituí-las por outras positivas, nós trouxemos um valioso guia sobre crenças. Dessa forma, você vai entender o tamanho de desafio que tem pela frente.

A criação de uma crença em sua vida

Para que uma crença se desenvolva pode ocorrer um processo de anos ou até mesmo uma construção rápida.

Por exemplo, uma pessoa que é assaltada em determinado bairro, rapidamente associa o local ao perigo, trata-se de uma crença baseada em experiência negativa.

Ao mesmo tempo, a mesma pessoa pode levar anos para desenvolver uma outra crença, que vai sendo construída ao longo de vários anos por causa de influência de terceiros. Outro exemplo, a pessoa não é a mais magra da família e com isso, passa a ouvir comentários sobre seu corpo. Esses comentários negativos desenvolvem a crença de que a pessoa não tem muito valor para as demais.

E essa crença passa a limitar seu comportamento, sendo extremamente negativa para a pessoa que se vê limitada, bem como, para todas ao seu redor. Entendendo como se dá a construção de uma crença, é possível compreender a dinâmica de interromper esse processo e começar a reverter crenças ruins que foram desenvolvidas em sua mentalidade.

Entenda porque mudar de crenças é um grande desafio

Certamente um dos elementos agentes que predominantemente faz com que o processo de mudança de crença por parte de um indivíduo seja um grande desafio, é algo que se denomina de viés da confirmação.

Isto porque a partir deste viés, a pessoa tende intensamente a acreditar que sua crença, independente qual seja sua natureza, é verdadeira e que ela está certa. Consequentemente, fazendo com que qualquer informação que contrarie o que a pessoa acredita, seja ignorada pela mesma.

Imagine, portanto, o individuo com crenças limitantes adquiridas ao longo de anos de vida tais como “dinheiro é a raiz de todo o mal” ou “todo rico é ladrão” ou “é preciso ser magro e belo para ser feliz”. Esta pessoa tende altamente a aceitar, escutar ou procurar apenas por informações que confirmam tais crenças.

Isto é um perigo para a sua prosperidade, pois crenças limitantes determinam um rumo medíocre de sua vida.

Por isso mesmo, o ideal é entender suas crenças, tomando consciência sobre as mesmas, como essas crenças surgiram, fazendo um retorno em sua infância e outros momentos de vida.

Sempre pensando sobre a sua infância e quando começou a ouvir comentários que possam ter feito com que pensasse dessa forma.

Quando rastreia seu pensamento e encontra a fonte de sua crença, é muito mais fácil compreender o que te fez pensar dessa forma e como mudar esse processo.

Entretanto, é importante ter consciência que seus pais não possuem culpa. Ninguém é culpado por desenvolver uma crença. Mas toda pessoa é responsável por conseguir mudar essa crença. De modo que, consiga reverter um pensamento que não o leva longe, para que possa mudar seu padrão de comportamento ao corrigir uma crença negativa.

Existem diferentes tipos de crenças

É importante perceber que, todas as pessoas regem seus comportamentos por crenças, como já mencionamos anteriormente na introdução. Entretanto, algumas delas são limitantes.

Geralmente o individuo nutrem crenças de diferentes aspectos em relação a sua identidade, capacidade, merecimento, além de outras de natureza financeira, politica, religiosa e uma série de outros âmbitos importantes da vida.

Por isso é tão importante saber reconhecer as suas crenças e identificar quais delas estão limitando a sua vida.

De modo que, consiga identificar oportunidades de reprogramar crenças para que possa guiar a sua vida para o sucesso que pretende.

Portanto, aproveite para analisar suas crenças e identificar quais são aquelas que realmente precisam ser modificadas ou até mesmo substituídas, para que possa começar a melhorar suas crenças seguindo alguns passos simples.

Mas antes, para efeito de exemplo prático, gostaria de compartilhar uma crença que eu inconscientemente havia adquirido ao longo de minha infância e que bem mais tarde, já adulto, a identifiquei como negativa e assim a substituí por outra positiva, alinhada à uma vida de prosperidade desejada.

A crença era a seguinte: “dinheiro é sujo”. Mas, como eu tinha adquirido esta crença? Durante a minha infância eu costumava ouvir com frequência dos adultos ao meu redor a seguinte frase: “Lave as mãos depois de pegar em dinheiro. Dinheiro é muito sujo!”.

Como aprendemos que “sujo” não é algo bom, logo “dinheiro também não seria bom”. E se eu, mesmo que inconscientemente, considerar que dinheiro é “sujo”, algo “não ideal”, logo inconscientemente passo uma mensagem para o meu subconsciente e para o Universo que “dinheiro é algo para ser evitável”.

Consequentemente o Universo agirá a favor de minha crença, isto é, fazendo que o dinheiro se afaste de mim”. Pegou a ideia? Agora sim, vamos de fato aos passos para mudar crenças pessoais.

Como mudar as crenças em alguns passos

Nós listamos algumas dicas e segredos de como mudar crenças que são negativas e estão afetando a performance que você gostaria de ter em sua vida. Confira a seguir!

1.     Dê uma olhada na sua situação atual

É importante começar o processo de mudança conhecendo e reconhecendo a sua situação atual. Sem um panorama detalhado é impossível ter sucesso em seu processo de mudança.

Observe o que você deseja mudar e identifique os motivos pelos quais realmente deseja promover essas mudanças.

Dessa forma, você terá pleno entendimento sobre o que está te incomodando e também o que precisa ser feito para mudar a situação atual.

Suponha que sua crença ruim é em relação ao dinheiro. Procure entender de onde vem essa crença, analisando se passou a infância ouvindo coisas ruins sobre pessoas ricas, por exemplo. Analise todo o cenário para tentar conhecer e reconhecer quais são as origens das crenças, o que a fortalece e a partir de então, reprogramar a sua visão de mundo e colocar novas crenças mais positivas em ação.

2.     Escreva as crenças que deseja se ver livre

Escreva a crença limitante e procure anotar também como surge esse tipo de pensamento. Coloque tudo no papel para que possa associar quais são os pensamentos e emoções que provocam esse tipo de crença em sua vida.

E reconheça que são crenças suas e não verdades absolutas. Dessa forma, você vai conseguir começar a reverter a situação que não é favorável para você.

É muito desafiador enxergar que de fato é uma crença e que não é uma verdade absoluta. Entretanto, é um passo bastante difícil. Em especial, por ser algo que regeu a sua vida praticamente inteira. E que naturalmente se tornou um fator muito forte em sua mentalidade. Fazendo com que você se sinta apegado à essa crença. Se desfazer dela é um exercício diário, requerendo repetição, disciplina e persistência.

3.     Crie novas crenças para substituir as ruins

Use todo o poder de sua criatividade para desenvolver novas crenças que são positivas para o que você deseja para si no futuro.

Por exemplo “tudo que errei com meu dinheiro me preparou para acertar a partir de agora”. Essa substituição de uma crença ruim por uma boa fará total diferença na forma como você enxerga a vida e reage as situações.

Substituir uma crença ruim por uma boa é um passo complexo, tendo em vista que, você precisa realmente acreditar naquilo que está pensando.

Para ajudar nesse processo, a neurociência afirma que para um individuo a partir dos 8 anos de idade, que queira substituir sua crença indesejada por outra que seja postiva, a melhor forma é praticar a repetição de afirmações e pensamentos daquilo que ele queira acreditar.

Este processo é fundamental para que a pessoa desenvolva essa nova crença e elimine aquela que está arraigada em sua mentalidade. Portanto, é um passo importante para sua nova vida. Afinal, seus resultados dependem diretamente da mudança de padrão de seus pensamentos e comportamentos ruins.

4.     É preciso realmente querer

Não é possível mudar uma crença limitante sem clareza. E você pode pensar “mas eu sei o que quero” e eu vou te responder “queira muito”.

Tendo em vista que, é um processo que exige dedicação diária para que você combata essa crença limitante em sua mentalidade. Principalmente devido ao fato de ser algo muito enraizado.

E com isso, você acaba repetindo comportamentos “no modo automático”, gravado no seu subconsciente.  Portanto, o ideal é que você não se culpe quando perceber que fez algo diferente do que gostaria.

Lembre-se que, foram vários anos mantendo uma série de comportamentos e reforçando determinadas crenças. Por isso, não é do dia para a noite que irá mudar tudo.

Vale a pena se policiar para sempre ter pensamentos e tentar tomar decisões mais conscientes. Principalmente quando a sua mudança é em relação saúde, dinheiro e relacionamentos.

Por exemplo, uma pessoa com uma crença negativa com relação ao dinheiro, pode ter o hábito de gastar sem perceber ou desenfreadamente, se enrolando em dívidas. O ideal é que antes de qualquer compra pense “isso me aproxima ou me afasta dos meus sonhos?”. Vale a pena anotar tudo que você quer mudar, os motivos que te fazem querer mudar e a partir disso, trabalhar constantemente para que possa se manter no caminho pretendido.

5.     Exercite a gratidão

Muitas pessoas ficam paralisadas ao perceberem que passaram anos da vida reforçando crenças que são diferentes daquilo que desejam para as suas próprias vidas.

A maior parte das pessoas tem tão arraigado que a riqueza é ruim, que mesmo desejando uma vida melhor gastam tudo que recebem.

E isso faz com que elas se mantenham presas ao sentimento de que foram enganadas e prejudicadas pelas pessoas que deveriam ter orientado da melhor forma.

Entretanto, o caminho adequado não é esse! Os pais dão tudo que acham melhor para seus filhos, inclusive crenças.

E obviamente eles não sabem que algumas delas são limitantes. Portanto, seja grato por ter sido amado e educado da melhor forma e agora que é responsável por si, faça novas escolhas mais assertivas em relação ao que acreditar como premissa para sua vida.

Mude aos poucos as suas crenças

Mesmo que você identifique várias crenças limitantes em seu comportamento, muitas vezes não é útil tentar dar uma guinada na sua vida e transformar tudo do zero!

O segredo para uma mudança sustentável é justamente ser paciente e entender que se trata de um processo complexo.

Mude uma crença por vez, de modo que, consiga ir estabelecendo novos comportamentos, vibrando com suas vitórias e consiga dar um passo por vez.

Quando você perceber, estará conseguindo reprogramar várias crenças ruins e tendo excelentes resultados em sua vida.

Aspecto que é importantíssimo para que possa ter ótimos resultados em todos os campos da sua vida. Afinal, é a partir da reprogramação de crenças que você pode mudar seus comportamentos.

Garantindo que comece a ter um cotidiano compatível com o que deseja alcançar. E é justamente isso que vai fazer a diferença em sua rotina. E então, entendeu a importância de mudar as crenças limitantes a fim de dispor de uma vida mais próspera? Este conteúdo fez sentido pra você? Comente com a gente aqui abaixo. Ah! E não deixe de compartilhar também com seus amigos e familiares!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.