6 Estratégias Simples para Reduzir o Estresse e Melhorar sua Saúde Mental

Adotar estratégias simples para reduzir o estresse e melhorar a sua saúde mental é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar.

Tendo em vista que, são estratégias que podem ser aplicadas no dia a dia de todas as pessoas. E é justamente sobre tais dicas que falaremos hoje. Com o intuito de garantir que você possa usufruir de bem-estar, aplicando mudanças simples em seu cotidiano.

Estresse é parte do cotidiano de todas as pessoas

Nos últimos anos a gente tem ouvido muito sobre a importância de gerenciar o estresse. Afinal, ele impacta negativamente na saúde mental.

No entanto, é natural que o estresse seja parte do cotidiano de absolutamente todas as pessoas. Afinal, é preciso pagar contas, enfrentar trânsito, lidar com os colegas de trabalho e muito mais.

Tudo isso somado acaba desencadeando uma rotina em que o estresse se acumula. Portanto, o ideal é que seus hábitos diários incluam estratégias para aliviar esse estresse ao longo do dia.

Sempre com o intuito de garantir que possa usufruir de bem-estar. Ao aliviar o estresse você consegue evitar doenças psicossomáticas, por exemplo.

Ter atividades prazerosas em sua rotina é importante, com o intuito de que possa usufruir de bem-estar físico e emocional.

Estratégias para reduzir o estresse e melhorar sua saúde mental

Sabendo que o estresse faz parte da rotina, é hora de encaixar em seu cotidiano atividades que vão impactar positivamente o gerenciamento do estresse, melhorando sua saúde mental. Confira as dicas:

1.     Praticar atividade física

A prática regular de atividade física é importante por desencadear a liberação de uma série de hormônios relacionados ao bem-estar.

É muito importante perceber que a prática de atividade física é um hábito que ajuda a relaxar, desestressar e controlar a sua saúde e bem-estar físico e mental.

Portanto, mesmo que você tenha uma rotina muito intensa de trabalho e compromissos, vale a pena acordar mais cedo para inserir um treino em sua agenda.

E não precisa sair e ir para a academia! Basta seguir um protocolo de treino em casa, caminhar ou correr na rua. De modo que, você crie o hábito de se exercitar ao menos 3 vezes na semana.

Além disso, após estabelecer o hábito semanal é válido aproveitar o fim de semana para aumentar a frequência de treinos.

Fazer uma caminhada com a família toda no parque no fim da tarde de domingo é divertido, pode ser um passeio encerrado com água de coco e muitas risadas.

Portanto, se organize para incluir ao menos um treino na segunda, outro quarta e um domingo. Você vai perceber que sua energia física e mental vai melhorar significativamente.

2.     Ter uma rotina de sono

Ter uma rotina de sono é fundamental para que possa ter energia e disposição para usufruir de qualidade de vida.

Rotina de sono consiste em ter horário para dormir e para acordar. O que significa que mesmo nos dias de descanso você ficará naquela média de horário.

Dessa forma, você regulariza seu sono, consegue ter noites reparadoras e beneficia a sua saúde como um todo.

Justamente por ter qualidade de sono, que é capaz de impactar diretamente em toda a sua qualidade de vida.

Uma boa rotina de sono inclui se preparar para o horário de dormir, evitando, por exemplo, telas uma hora antes do horário de deitar.

Isso faz toda a diferença para que seu corpo possa relaxar e regular os hormônios do sono, contribuindo para que durma com mais profundidade e possa ter o sono mais reparador.

3.     Manter bons relacionamentos em prol de sua saúde mental

Ter bons relacionamentos interpessoais é essencial para reduzir o estresse e melhorar a saúde mental.

É importante observar a qualidade de suas relações amorosas, amizades e relações de trabalho. Quando você está inserido em um ambiente de animosidade, intriga e problemas interpessoais isso acaba prejudicando significativamente sua qualidade de vida.

Portanto, é importante procurar meios de se relacionar de forma saudável com todas as pessoas de seu convívio.

Mesmo aquelas pessoas mais difíceis, é importante estabelecer limites, para que o comportamento delas não prejudique sua qualidade de vida e bem-estar.

4.     Manter uma alimentação equilibrada é importante para a saúde mental

A maioria das pessoas não se dá conta de que a alimentação tem total influência na saúde mental.

A alimentação rica em açúcar e pobre em nutrientes, por exemplo, está intimamente ligada ao quadro de maior ansiedade e compulsão alimentar.

Enquanto uma alimentação rica em fibras e colorida, é capaz de proporcionar saciedade, promovendo nutrição adequada do corpo e disponibilizando uma série de benefícios para o correto funcionamento do organismo.

Afinal, quando se consome os nutrientes necessários, todos os órgãos podem trabalhar de forma equilibrada, promovendo bem-estar físico e emocional.

Atrelar a atividade física regular com uma alimentação saudável ajudará a manter o humor estável, beneficiando sua qualidade de vida.

Portanto, é muito interessante analisar que a saúde mental também depende daquilo que você come. E quando se fala em mitigar danos causados pelo estresse, é importante ingerir na rotina alimentos naturais, preferencialmente frutas, legumes e verduras crus, que ajudam a nutrir o corpo e oferecem antioxidantes potentes.

Assim como o caso dos chás, que contribuem para um efeito antioxidante, capaz de minimizar os danos provocados por um cotidiano tomado pelo estresse.

5.     Tenha metas e objetivos realistas

Quando se fala em desenvolvimento pessoal, autoestima, conquista de resultados e benefícios, ter metas e objetivos realistas é fundamental.

Caso contrário, a pessoa está armando uma cilada para a própria saúde mental. Afinal, quando se tem metas impossíveis de alcançar a tendência natural é que se sinta incapaz, procrastine e isso afete sua autoestima.

O ideal é que suas metas sejam traçadas com prazos realistas, para que possa efetivamente desenvolver métodos para alcançar os objetivos desejados.

De modo que, as metas sejam auxiliadoras de sua qualidade de vida e não o oposto. A saúde mental é diretamente impactada quando você alcança um objetivo, trazendo satisfação e motivação.

Enquanto a pessoa que se vê frustrada por não ter conquistado suas metas, naturalmente terá sua autoimagem.

Portanto, seja estratégico ao traçar suas metas, com o intuito de que alcance metas que sejam desafiadoras, mas realmente sejam alcançáveis.

Para que você possa ter motivação, qualidade de vida e a percepção de que está avançando em seus objetivos.

6.     Saiba a hora de pedir ajuda

Muitas pessoas vivem estressadas por acumularem tarefas demais na agenda. E isso se dá por não saberem a hora de pedir ajuda para lidar com o excesso de demandas.

É fundamental saber quando contratar alguém, quando pedir ajuda para um parente ou quando simplesmente delegar o trabalho para seu subordinado na equipe.

Ser uma pessoa centralizadora, que não consegue dividir as demandas é um caminho certeiro para arruinar sua saúde mental e física.

Afinal, o estresse é oxidativo, trás uma série de problemas cumulativos e poderia ser evitado ao preparar alguém para te auxiliar.

Cuidar de sua saúde mental é muito mais simples do que você imagina. E com a aplicação de dicas simples é possível ter ótimos resultados.

Aproveite que agora já conhece as 6 estratégias que indicamos, para que possa melhorar sua qualidade de vida e bem-estar emocional reduzindo os efeitos nocivos do estresse.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.