Como ter um ÓTIMO COMEÇO DE ANO: 6 Dicas Simples

Quer ter um ótimo começo de ano e não sabe o que fazer para alcançar essa meta? Existem dicas simples que são importantes para que possa aplicar em seu dia-a-dia.

De modo que, consiga favorecer o acontecimento de um ano produtivo, com bons resultados e que vão impactar positivamente em sua rotina pelos próximos meses do ano.

Afinal, quando você se prepara para ter um ano bom, consegue contornar até mesmo as dificuldades que aparecem no meio do caminho. E eu gostaria de compartilhar com você 6 dicas simples que vão te preparar para ter um ano de sucesso e podem ser repetidas todos os anos.

6 dicas para ter um ótimo ano

Eu listei 6 ações que você pode adotar para ter um bom início de ano e ainda reverberar resultados ao longo de todo o restante do ano. Confira!

1.     Anote com clareza tudo que você quer

O que você espera realizar para o ano que se inicia? É época de listar cuidadosamente quais são suas metas, não faça muitas!

E seja bem detalhista em relação ao que deseja e quando deseja realizar. Por exemplo: quero construir um fundo de emergência de R$6 mil até o fim do ano, reservando R$500 por mês.

Desejo emagrecer 5 kg saindo do peso x no dia tal para o peso y no dia tal. Faça suas listas com riqueza de detalhes para que consiga ter um bom resultado.

Afinal, você só consegue alcançar metas que são passíveis de acompanhamento. Se faltam detalhes, você pode ir postergando o resultado que almeja ter e vai acabar ficando para última hora e até mesmo sendo uma meta não atingida por falta de clareza.

Defina 3 aspectos da sua vida aos quais quer dar foco ao longo do ano, divida a meta em pequenas tarefas diárias para conquistar resultados a cada dia e finalmente ter o objetivo alcançado.

Sempre que você finalizar um objetivo alcançando o resultado que sonha, é hora de reavaliar o que deseja e traçar novos objetivos para que nunca fique acomodado. Tire vantagem do “momentum” de sua jornada de progressos.

2.     Elimine tudo que está entulhando seu lar

Muitas pessoas criam o hábito de manter itens em casa que não são usados. No dia a dia, esses entulhos atrasam o cotidiano, afinal, falta espaço para guardar tudo.

A bagunça se torna parte do dia-a-dia, causa estresse e desgaste desnecessário. Se você tem férias ou alguma folga neste período entre o fim e começo de ano, aproveite-a para fazer uma análise de seus itens.

Tudo aquilo que você nem lembra que tem, não usou no último ano e sabe que não vai usar precisa ser doado ou trocado por itens que façam sentido.

Use brechós e aplicativos de desapego para que você possa se livrar de itens que não são úteis. Organize os armários, limpe os nichos e móveis.

Dessa forma, você terá espaço para o novo, bem como, um cotidiano muito mais prático que vai te manter menos estressado no dia a dia.

3.     Ajuste os ladrões de tempo

Praticamente todas as pessoas possuem ladrões de tempo em sua rotina. Seja o celular, o hábito de ficar algum tempo no sofá assistindo televisão todos os dias ou qualquer outro hábito que você sabe que está roubando sua produtividade e te afastando de sua prosperidade.

Dê uma boa olhada em sua rotina e verifique quais são os seus ladrões de tempo. Pode ser sair mais tarde por causa do hábito de reprogramar o despertador várias vezes ou qualquer outro ladrão.

Identifique como seu tempo está sendo gerido e drenado por causa dos hábitos ruins. A partir de então, faça os ajustes necessários para excluir esses hábitos de sua rotina e você vai começar a perceber quais são os primeiros resultados que vão te ajudar a ter um ano muito melhor.

Afinal, todas as pessoas desejam ter mais tempo para fazer atividades como ir para a academia ou ver os amigos. E reduzindo os ladrões de tempo você vai alcançar esse tempo livre desejado.

4.     Tenha clareza sobre o que quer fazer

Antes de definir uma meta, tenha clareza sobre ela. Quer construir uma reserva de emergência ou começar a investir? Liste todos os motivos para tal.

Seja o fato de evitar um endividamento e possibilitar maior gestão sobre as despesas, ter maior poder de escolha e consumo consciente, liste. Dessa forma, sempre que bater desmotivação e vontade de desistir você terá para onde olhar e se inspirar.

Isso vai te ajudar a se manter firme nos propósitos que você traçou para o seu ano, te ajudando a alcançar absolutamente todas as metas possíveis.

5.     Melhore sua alimentação e faça exercícios

Quer começar o ano bem? Reserve um tempo em seus dias para cozinhar suas refeições e se exercitar.

Uma salada simples com alface, tomates, cebolas, milho, palmito e tudo o mais que você gosta é fácil de fazer. Mesmo que vá pedir comida fora, dependendo de sua rotina, comece a refeição por uma salada colorida.

Nutrir seu corpo e se exercitar por ao menos 30 minutos e 3 vezes na semana são hábitos que vão impactar todo o seu comportamento em relação ao restante do dia.

A alimentação e exercícios ajudam a se manter focado, com alta capacidade de tomar decisões e ser assertivo em todos os campos de sua vida.

Não é meramente uma questão estética. Na realidade, a prática de exercícios e o cuidado com a nutrição de seu corpo são aspectos que vão melhorar a sua vida, sua saúde e seu bem-estar físico e emocional.

Se esforçando todos os dias para melhorar a alimentação e fazer escolhas cada vez melhores, você vai perceber uma série de benefícios e com isso, esses cuidados vão se tornar parte de sua rotina.

6.     Liste o que te faz feliz

Quais são as pequenas coisas do dia a dia que são importantes para sua rotina? Te faz feliz ir a um café ou fazer uma leitura? Tirar um tempo para bater um papo com um(a) amigo(a) querido?

Encontre pequenos prazeres que são importantes para que você se sinta bem. Liste todos eles e observe quais são os hábitos que podem ser adotados como parte de seu cotidiano.

O que pode ser repetido com uma certa regularidade como uma estratégia para ficar emocionalmente bem?

Mas atente-se sempre para adotar hábitos saudáveis e alinhados à sua jornada de prosperidade, isto é, aqueles que te colocam ou aproximam à vida que você deseja.

Ter momentos de prazer em seu cotidiano é um hábito importante até mesmo para reduzir o estresse e desencadear bom humor e disposição.

Cada pessoa tem sua própria lista de momentos dos quais não abre mão para que possa se sentir bem. Não deixe de fazer a sua e incluir aos poucos essas atividades em sua rotina.

Quando você sabe com clareza o que te faz feliz é possível agendar esses momentos e mesmo com uma rotina intensa você conseguirá manter essas atividades simples no cotidiano.

Alguns não abrem mão de um café da manhã em família, outros não abrem mão do ritual de ler historinhas para seus filhos antes de dormir, como é o meu caso.

Encontre os seus rituais saudáveis e repita-os com o máximo de frequência para mitigar danos do estresse e ter uma vida mais feliz e satisfatória.

O seu ano depende de suas ações diárias

Sempre que estiver pensando sobre o ano, tenha clareza de que o ano depende diretamente de quais são as suas ações diárias para ter resultados.

Lembre-se: Para o seu ano ser novo, você precisa se renovar também. Portanto, seja sua nova e melhor versão nesse novo ano.

Crie novos hábitos que serão responsáveis por ter um ano de sucesso exatamente como você deseja.

Afinal, os seus resultados dependem diretamente de tudo que você repete diariamente. Se todos os dias os seus esforços são no sentido de alcançar seus objetivos, eles serão conquistados com eficiência.

Portanto, vale muito a pena listar seus sonhos, definir estratégias e seguir todos os dias para que seja possível ter um excelente resultado.

Aproveite as dicas, utilize o seu tempo disponível e prepare-se para ter um ano incrível. O sucesso de sua vida só depende das suas ações e elas podem ser reavaliadas todos os dias.

E então, este texto foi útil pra você? Comente com a gente aqui logo abaixo, e não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.