O que é controle emocional financeiro?

Já ouviu falar sobre controle emocional financeiro? Trata-se de um conceito muito importante para quem quer ascender em sua vida.

Por isso, nós trouxemos algumas informações que podem te ajudar muito a exercitar o controle emocional financeiro.

Afinal, melhorar o seu controle emocional sobre a vida financeira é importantíssimo, para que possa ter ótimos resultados na sua rotina.

Entenda o que é controle emocional financeiro?

O controle emocional financeiro é a capacidade de gerenciar e controlar as emoções relacionadas às finanças pessoais.

Portanto, é uma habilidade emocional aplicada ao dinheiro, visando sempre manter a calma e a racionalidade ao lidar com questões financeiras, evitando decisões impulsivas ou baseadas em emoções.

Quando se trata de finanças, muitas pessoas podem sentir ansiedade, medo, ganância ou até mesmo euforia, dependendo da situação, como uma promoção. O controle emocional financeiro envolve reconhecer e lidar com essas emoções de maneira construtiva, para que não afetem negativamente as decisões financeiras.

Ter controle emocional financeiro é fundamental para alcançar estabilidade financeira ao longo da vida. Uma vez que, poderá reduzir o risco de ter um endividamento excessivo, efetuar gastos que vão prejudicar a sua vida financeira no longo prazo além de uma série de outros pontos.

Por ser uma habilidade, vale a pena perceber que é possível desenvolver controle emocional sobre suas decisões financeiras.

Portanto, é preciso entender como desenvolver algumas estratégias para que você possa ter resultados impactantes em sua qualidade de vida.

Quais são as melhores estratégias de controle emocional financeiro?

Existem várias estratégias eficazes para desenvolver a habilidade de manter o controle emocional financeiro. Aqui estão algumas das melhores ideias:

1. Aumente a sua consciência sobre as emoções e a relação com o dinheiro

O primeiro passo para melhorar seu controle emocional sobre as decisões financeiras é tomar consciência.

Identifique quais são as suas emoções em relação ao dinheiro, bem como, o que faz você comprar um produto. Em muitos casos, é uma questão desencadeada pela ansiedade, medo, ganância ou até mesmo euforia.

Por isso mesmo, é importante entender o que faz com que você efetue compras. Compreender detalhes sobre as suas emoções e sua relação com o dinheiro faz toda a diferença.

2.     Ter um objetivo para o seu dinheiro

Muitas vezes, as pessoas não conseguem ter controle sobre a vida financeira por não existir um objetivo claro e valioso a ser alcançado.

E isso é extremamente prejudicial no longo prazo. Uma vez que, a pessoa deixa de alcançar sonhos e conquistar objetivos por gastar todo o seu dinheiro em compras impulsivas achando que suas maiores metas são inalcançáveis.

A verdade é que a organização é fundamental para quem quer economizar para uma emergência, pagar dívidas, investir para a aposentadoria ou tem qualquer outro objetivo financeiro.

Por isso mesmo, vale a pena colocar seus sonhos no papel e traçar metas claras, para que possa ter prioridades financeiras.

Dessa forma, você terá condições de aproveitar a vida, realizando seus sonhos por conseguir organizar suas finanças da melhor forma possível.

3.     Definição de um orçamento

Para que se possa ter um controle emocional e financeiro, é indispensável ter um orçamento claro, que não deixe margem para dúvidas.

Isso significa dizer, que é preciso ter um orçamento realista, que ajuda a controlar os gastos e te dá direção em relação ao que é prioridade em sua vida.

Se você efetivamente sabe para onde está indo o seu dinheiro, consegue ter um controle muito mais realista sobre os gastos. O que contribui para que suas finanças sejam usadas de acordo com as suas reais prioridades, eliminando aquelas compras por impulso.

É muito mais fácil dizer que não vai comprar uma roupa nova por ter um objetivo de viajar no fim do ano. Sem este tipo de clareza, as compras por impulso se tornam muito mais atrativas e praticamente irresistíveis.

4. Cultive a disciplina e tenha comemorações pontuais

Outro ponto importante de observar é que o interessado em melhorar seu controle emocional em relação às decisões financeiras precisa ter o cuidado de cultivar a disciplina.

Ou seja, é preciso ter hábitos saudáveis do ponto de vista financeiro. Como fazer compras em dias promocionais no supermercado, por exemplo. Além de ter o cuidado de viver dentro de suas reais possibilidades financeiras, evitando gastos desnecessários.

Estabeleça metas que possam ser alcançadas. Dessa forma, você poderá identificar que alcançou um objetivo, comemorar e aproveitar o novo fôlego que você vai ganhar para que possa continuar tendo um bom resultado.

Afinal, você vai comemorar, aproveitando bastante a experiência e na sequência, poderá retomar com fôlego para alcançar a próxima meta.

5. Crie o hábito de pensar em suas decisões

Um ponto muito importante para observar é que, você sempre deve pensar em sua decisão financeira.

Seja a compra de um item pequeno ou algo mais caro, tudo somado no fim do dia acaba sendo relevante. Por isso mesmo, é importante que você crie o hábito de sempre pensar “eu realmente preciso disso?”. Ao realizar esse tipo de pensamento, você terá um ótimo resultado em sua vida financeira.

Uma vez que, vai evitar todos os gastos desnecessários, aumentando suas chances de não se submeter a compras por impulsos emocionais momentâneos.

Sempre reflita antes de suas decisões, para evitar o arrependimento por ter gasto muito mais do que realmente deveria com questões que não são capazes de trazer um bom resultado para sua vida.

Como é o caso de um doce que a porção é absurdamente cara, um café em local caro, uma blusa nova que é parecida com outras que já tem em casa e uma série de outros gastos desnecessários.

6. Busque conhecimento sobre dinheiro

É muito importante buscar informações sobre questões financeiras, aprendendo mais sobre o universo do gerenciamento de dívidas, investimentos e planejamento financeiro.

Quanto mais você sabe sobre esses temas, melhor tende a ser a sua performance cuidando de seus resultados financeiros.

Uma pessoa que consegue aprender sobre o tema terá também maior segurança sobre suas decisões financeiras. E isso faz a diferença para que você tenha uma vida financeira saudável.

7.     Cuide mais de si mesmo

Para praticar o autocontrole, é importantíssimo que você cuide da sua saúde física e mental. Tendo em vista que, é preciso estar com alto bem-estar para que possa conseguir estar em plena capacidade de tomar decisões financeiras racionais.

Praticar atividade física, meditar, dormir bem, cuidar de sua pele, reduzir o estresse, reduzir a ansiedade são fatores que ajudam no controle emocional.

O autocontrole é fundamental na vida financeira durante a fase adulta

Muitas pessoas crescem ouvindo vários nãos de seus pais. E por isso, quando recebem seus primeiros salários acabam não conseguindo dizer não para si mesmas.

E isso é um problema significativo para a vida adulta. Afinal, a pessoa precisa ter bom senso e viver com parte do salário, buscando sempre guardar dinheiro e ter bons resultados financeiros administrando o próprio salário.

Além disso, no início da carreira é natural ganhar menos. O que faz com que seja fácil gastar todo o salário saindo com os amigos, comprando coisas inúteis e perdendo tempo.

Portanto, o ideal é ter consciência de que é preciso investir, poupar e continuar estudando e melhorando suas habilidades para crescer em sua própria carreira.

O controle emocional financeiro é fundamental durante toda a vida, mas é ainda mais importante na juventude para aproveitar as oportunidades e crescer. 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.