Reserva de Emergência: Entenda a Importância

Já ouviu falar sobre a importância da reserva de emergência? O termo ficou em alta nos últimos anos por causa do maior número de pessoas falando sobre educação financeira.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas em relação à formação de uma reserva de emergência. Dito isso, trouxemos mais informações sobre o que é, qual a importância e como montar a sua reserva de emergência.

Justamente com o intuito de que você possa ter eficiência ao montar essa sua reserva, visando ter todos os benefícios que ela poderá te oferecer em sua rotina.

O que é reserva de emergência?

A reserva de emergência é uma quantia que a pessoa guarda em investimento de alta liquidez, como um CDB de liquidez diária.

O objetivo ao guardar esta quantia é justamente garantir que você tenha tranquilidade mesmo em momentos adversos.

Tendo em vista que, poderá contar com a quantia para lidar com situações que não estavam previstas em seu orçamento mensal.

Dessa forma, é possível evitar que um contratempo se torne uma dívida. Afinal, a pessoa terá uma quantia reservada para cobrir os custos do contratempo, evitando que precise recorrer ao uso de empréstimo, por exemplo.

Não é raro que as pessoas façam dívidas tentando cobrir uma batida de carro, um acidente que impediu de trabalhar, multas, impostos e outros valores que não são regulares nas contas mensais.

Após contrair uma dívida para cobrir o valor, a situação financeira se deteriora e o cotidiano perde qualidade de vida. Por isso mesmo, o ideal é evitar este tipo de situação, com o intuito de se preservar.

Toda pessoa adulta deveria ter uma reserva de emergência?

Sim! E independentemente da classe social. Afinal, os imprevistos ocorrem na rotina de absolutamente todas as pessoas.

E é bastante comum que uma pessoa se habitue a gastar todo o salário durante o mês. Portanto, vale a pena rever seu orçamento mensal, para que possa identificar quanto de seu orçamento poderá ser dedicado a construir a sua reserva de emergência.

A organização de seu dinheiro é sempre o primeiro passo para qualquer tipo de resultado que deseja alcançar.

Uma vez que, analisando seus gastos regulares é possível encontrar quais são as despesas que podem ser cortadas. Aspecto que fará toda a diferença para ter mais qualidade de vida, aproveitando que não está gastando 100% de seu salário.

Toda pessoa adulta que trabalha de carteira assinada, que empreende e que deseja ter qualidade de vida deveria montar a própria reserva.

Afinal, a quantia será usada em caso de qualquer tipo de situação adversa. Fazendo com que seja possível ter uma quantia que evitará o endividamento.

Além disso, para montar a reserva de emergência é interessante por criar a consciência de que é importante economizar todos os meses.

Quando você cria o hábito de viver com menos do que o valor que ganha, consegue reduzir seus custos sem abrir mão da qualidade de vida.

E isso é fundamental para ter um mindset financeiro que é positivo para seu desenvolvimento ao longo dos anos.

Quanto é necessário para montar uma reserva de emergência?

O ideal é ter, no mínimo, 6 meses de seu custo de vida como uma reserva de emergência. Todavia, este valor pode ser muito alto para quem tem pouco dinheiro para fazer a reserva.

Dito isso, é importante ter o cuidado de começar a fazer a reserva tendo consciência de que, quanto maior o valor, melhor será a sua condição de lidar com imprevistos.

Uma pessoa que ganha um salário mínimo ou até dois salários mínimos e consegue montar uma reserva de emergência de R$2.500, por exemplo, acumulando capital ao longo dos anos, terá uma quantia suficiente para cobrir a maior parte dos imprevistos que podem ocorrer em sua rotina.

Portanto, a quantia já será suficiente para trazer a tranquilidade necessária para sua rotina. Todavia, o ideal é realmente que a pessoa busque ampliar este dinheiro que está guardando.

De modo que, consiga ter uma quantia que cobre 6 meses de seu custo de vida, para que tenha 100% de tranquilidade caso algo aconteça fora do planejado. Como é o caso de ficar desempregado.

Opte por investimentos de alta liquidez

É importante perceber que, os investimentos de alta liquidez são as melhores opções para quem busca montar uma reserva de emergência.

Tendo em vista que, as emergências são como o próprio nome sugere, uma situação inesperada. Por isso, é preciso ter o dinheiro disponível na mão para resolver a questão com maior rapidez.

Geralmente é necessário optar por um CDB de liquidez diária, com o intuito de ter essa quantia conforme a necessidade, visando resolver os problemas emergenciais.

O ideal é que se possa contar com o CDB a qualquer momento, para que possa ter a quantia conforme a sua necessidade.

É interessante perceber que o dinheiro terá rentabilidade diária aplicado no CDB. Dessa forma, é possível usar parte da quantia em caso de emergência sem que o valor restante perca rentabilidade.

Além disso, também é interessante do ponto de vista em que é fácil de fazer aplicações e retiradas. Contribuindo para que possa ter facilidade de administrar a quantia.

Estude sobre investimentos

Uma dica importante para quem está iniciando sua reserva de emergência é justamente começar a estudar mais profundamente sobre o universo dos investimentos.

Tendo em vista que, este conhecimento será responsável por auxiliar a tomar boas decisões. Afinal, após compor a sua reserva de emergência é interessante partir para outros investimentos que sejam mais rentáveis.

Uma vez que, agora você tem uma quantia guardada para emergências e pode destinar o aporte que antes era feito para compor a reserva para outro ativo que seja mais rentável.

Dessa forma, começará a construir um patrimônio rentável, que te ajuda a lidar com momentos emergenciais com maior facilidade e também a enriquecer.

O que faz toda a diferença para que possa ter um ganho patrimonial ao longo do tempo, contribuindo para que conquiste bons resultados ao investir com qualidade.

Portanto, estudar sobre investimentos é um cuidado importante e relevante para sua qualidade de vida, visando ter segurança e crescimento patrimonial com o passar dos anos.

Evite deixar para depois

A maioria das pessoas se pega com pensamentos de “guardar só isso não vale a pena” ou “e se eu morrer amanhã?”.

Estes pensamentos são classificados como sabotadores de seu mindset financeiro. Afinal, você deixa de tomar as ações necessárias para evoluir, uma vez que está limitado por causa do pensamento equivocado.

Dito isso, é importante analisar que você deve começar com qualquer valor. Após colocar seus primeiros reais em um CDB de liquidez diária e deixar rendendo, você vai adquirir interesse em continuar fazendo novos investimentos e ver seu dinheiro se multiplicando.

Aos poucos, conforme o valor acumulado aumenta, maior tende a ser a rentabilidade. Aspecto que faz com que seja possível se motivar ao longo do processo.

Portanto, é muito interessante começar com qualquer valor. É possível fazer aportes iniciais a partir de R$10 dependendo do banco escolhido para colocar seu dinheiro no CDB.

Aproveite a praticidade de ter seu aplicativo bancário no aparelho, para que possa começar a construir um patrimônio que te dá segurança e possibilita ter ótima qualidade de vida.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Cadastre-se para receber em primeira mão todos os nossos novos artigos e atualizações:

E de brinde, receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba gratuitamente o valioso guia “7 Estratégias Incríveis de Crescimento para Transformar Positivamente a Sua Vida".

Cadastre-se para receber nossas novidades e Pegue Já o Seu!

É grátis e seus dados estão seguros. Não fazemos spam!

Autor

Werllënn Almeida é fundador e editor do blog Valor Que Conta, além de ser contador especialista em gerenciamento contábil pela UFBA . A partir deste blog, escreve e compartilha conteúdos de alto valor, voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Posts recentes:

Eu gosto muito de ouvir os leitores, inclusive se você tiver um comentário ou sugestão sobre o nosso blog ou newsletter.

A melhor maneira de entrar em contato comigo é partir do uso do formulário a seguir ou por meio do email:

Verifique seu e-mail!

Favor checar o seu e-mail para confirmar a sua inscrição.

Caso não tenha recebido o e-mail, verifique a caixa de spam ou promoções.